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Atendimento sem burocracias na Câmara da Guarda

Próximo passo será a certificação de serviços e a valorização profissional

Agora todos os funcionários trazem ao pescoço ou na lapela um crachá com a sua identificação. Também já ninguém anda perdido pelos corredores da Câmara da Guarda à procura dos serviços ou dos gabinetes e, com um pouco de sorte, até se consegue tratar de tudo no rés-do-chão, inclusive, à hora de almoço. Estas são algumas das pequenas mudanças conseguidas com a reestruturação do atendimento aos munícipes na autarquia da capital do distrito, mas que fazem logo a diferença.

Para já, o balanço é «muito positivo e não pensava que fosse possível em tão curto espaço de tempo», admite Vítor Santos, vereador responsável pelo pelouro da modernização administrativa, gestão e desporto da autarquia. Com esta reestruturação, iniciada em Janeiro, pretendeu-se que «o utente fosse atendido rapidamente, mas também evitar-se o circuito burocrático», refere o vereador, sempre dentro da óptica do utente/cliente. Numa primeira fase as alterações ocorreram ao nível do rés-do-chão dos Paços do Concelho, que está decorado a preceito, com oliveiras e laranjeiras, para tornar o ambiente mais agradável. O horário é das 9 às 16h30, ininterruptamente. Ali passaram a estar disponíveis novos serviços de atendimento, nomeadamente o Gabinete de Apoio dos SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento), onde é possível pagar a água ou requisitar contadores, entre outros. «Este serviço veio beneficiar uma grande franja da nossa população idosa, que assim não precisa de subir escadas», destaca Vítor Santos. Mas também o Gabinete de Atendimento às Juntas de Freguesia, vocacionado prioritariamente para receber os presidentes das 55 freguesias do concelho.

Para além do Gabinete de Atendimento ao Munícipe (GAM), ao qual compete fomentar uma maior aproximação entre a Câmara e os cidadãos, quer no atendimento pessoal, quer através de uma linha verde (800216800). Por último, no mesmo piso, funciona igualmente o Gabinete de Atendimento ao Cidadão, que já existia. Trata-se de uma extensão das Lojas do Cidadão, que presta um conjunto de serviços, como a renovação da carta de condução, cartão europeu seguro de doença, certidões do registo civil, entre outros. «Criámos uma nova forma de estar, quebrando o conservadorismo existente, dando mais alegria e eficácia àquele rés-do-chão», regozija-se. Em paralelo, o atendimento na recepção passou a ser mais personalizado. Agora, todos os munícipes dirigem-se ao balcão, onde, após identificação e entrega de cartão de visitante, são orientados para o serviço desejado. «Tínhamos a noção que muita gente se perdia pelos corredores e não fazia o que pretendia», garante. Mas desde 6 de Fevereiro que o novo horário de funcionamento abrange também outros serviços, designadamente a contabilidade/tesouraria, secretaria e obras particulares. Já durante este mês, numa terceira fase, esta metodologia de funcionamento vai incluir todos os serviços que tenham como objectivo prioritário o “interface” com o munícipe.

Certificação de serviços da autarquia

Na próxima reunião do executivo será apresentada uma base de dados, «ainda a ser elaborada», que inclui a faixa etária das pessoas que vêm à Câmara, os serviços mais procurados, os horários mais escolhidos, entre outras informações. Vítor Santos considera-a uma «óptima ferramenta de trabalho», acrescentando que esta reestruturação não implicou custos para a autarquia, já que foi feita com «a “prata da casa”». Toda esta base de trabalho tem como «objectivo a certificação de serviços e valorização profissional das pessoas», revela o vereador. O projecto vai arrancar a 15 de Março e tem em vista a certificação de serviços da Câmara, essencialmente na área administrativa, financeira e das obras particulares.

Gouveia com Gabinete de Atendimento ao Munícipe

Foi ontem apresentado o Gabinete de Atendimento ao Munícipe – balcão único na Câmara de Gouveia. O novo espaço fica situado estrategicamente na entrada principal dos Paços do Concelho, onde o cidadão será atendido por funcionários habilitados. «Um atendimento personalizado, que se pretende eficaz», diz uma nota de imprensa da autarquia. O gabinete funcionará em estreita articulação com todos os serviços municipais e será composto normalmente por três funcionários. Também os serviços da Tesouraria terão um acesso mais fácil e cómodo, assim, o munícipe não necessita sair do gabinete de atendimento para proceder a pagamentos ou beneficiar de qualquer outro serviço daquela tutela.

Patrícia Correia

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