Arquivo

Associação guardense premiada em mundial de robótica

Associação Desenvolver o Talento arrecadou duas medalhas de bronze no fim-de-semana nos Estados Unidos

A ADoT – Associação Desenvolver o Talento, com sede na Guarda, foi premiada com duas medalhas de bronze na 17.ª edição do Fire-Fighting Home Robot Contest (Campeonato Mundial do Robô Bombeiro), realizado no último fim-de-semana em Hartford, nos Estados Unidos.

O campeonato foi disputado por 120 equipas de sete países diferentes. As duas equipas de jovens da Guarda, formadas por João Silveira (14 anos), Gil Azevedo (17) e Miguel Seabra (11), participaram nas modalidades “Walking Division” (robôs com pernas) e “Júnior Division” (robôs normais), respectivamente.

As provas deste concurso internacional desenvolvem-se num cenário que representa uma casa, composta por quatro quartos e corredores, onde, aleatoriamente, é colocada uma vela acesa, simbolizando um incêndio. O objectivo do robô é percorrer o espaço, detectar a vela acesa, apagá-la, através de ar ou de água e retroceder até ao ponto de partida, tudo feito autonomamente, sem nenhuma intervenção humana, com base num programa desenvolvido pelas equipas.

Sobre o autor

Leave a Reply