A Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG) apresentou, na segunda-feira, o Festival Internacional de Jogos, que terá lugar de 9 a 11 de Julho. O evento reúne delegações de países de todo o mundo, que apresentarão os respectivos jogos tradicionais. A iniciativa engloba ainda a Assembleia-Geral da Associação Europeia de Jogos e Desportos Tradicionais e a conferência internacional “Jogos Tradicionais e Desenvolvimento: exemplos, desafios e limites”.
No ano que marca o trigésimo aniversário da AJTG, a organização espera mais de uma centena de participantes. O seu presidente acredita que o evento poderá, «com o empenho de todos», atingir o sucesso. Norberto Gonçalves admitiu que «a Guarda tem dado muito à associação», pelo que «este é o momento de retribuirmos com uma actividade que, não sendo apenas para nós, quisemos proporcionar à cidade um dia diferente», disse. Ao nível da importância deste tipo de actividades, o dirigente sublinhou que «é tempo de, quem de direito, reconhecer que há jogos tradicionais que nos identificam e que é urgente preservar», alertou o dirigente. Quanto ao evento, o primeiro dia será ocupado com a conferência internacional “Jogos Tradicionais e Desenvolvimento: exemplos, desafios e limites”, que tem lugar no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), pelas 18 horas.
No sábado, durante a manhã, tem lugar no IPG a Assembleia-Geral da Associação Europeia de Jogos e Desportos Tradicionais. A partir das 14h30 acontece o “prato forte” do evento no Parque Urbano do Rio Diz, o palco escolhido para o festival propriamente dito, onde as delegações dos vários países exibirão os respectivos jogos tradicionais. Pinhel e Cidadelhe merecem, no último dia, uma visita turística por parte dos participantes. Para além de Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica e Tunísia são os países já confirmados, estando pendentes as inscrições de Tailândia, China, Taiwan e Brasil. A conferência de imprensa de segunda-feira serviu ainda para apresentar o plano de actividades para este ano. Em Maio, destaque para o Torneio de Malha no Bairro de Nossa Senhora de Fátima (Guarda), que terá lugar no dia oito, pelas 14 horas. Já no fim-de-semana de 22 e 23, a AJTG participa no IIIº Encontro de Jogos Tradicionais de Cascais. Ainda no dia 23, terá lugar o Torneio de Jogos Tradicionais das Lameirinhas (Guarda), com as populares provas de malha, raiola, corrida de sacos e luta de tracção com corda.