Arquivo

Associação Comercial promove “Natal com Arte”

Iniciativa arranca amanhã em 400 estabelecimentos comerciais do distrito da Guarda

A Associação Comercial da Guarda (ACG) vai promover, a partir de amanhã e até ao próximo dia 24, a campanha “Natal com Arte”. No âmbito da iniciativa, que pretende dinamizar o comércio tradicional nesta época, 400 estabelecimentos comerciais do distrito vão receber 700 trabalhos elaborados por alunos de 40 escolas do Ensino Básico e Secundário.

Estão envolvidos os municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Sabugal, Pinhel, Guarda, Manteigas, Celorico da Beira e Fornos de Algodres, locais onde os consumidores vão ser convidados não só a apreciar os trabalhos em exposição, mas também a votar nos seus favoritos. A iniciativa tem ainda a particularidade das crianças envolvidas desconhecerem o local onde os seus trabalhos estão expostos. Paulo Manuel, presidente da ACG, acredita que esta é uma estratégia que vai levar as crianças e respectivas famílias «a fazer uma visita pelos vários estabelecimentos que se associaram à campanha». Embora não se trate de um concurso, o responsável adianta que, em data ainda a definir, «serão distinguidos os trabalhos mais votados, nos diferentes concelhos e em cada nível de ensino». A ACG está a trabalhar na campanha desde Janeiro e pretende «criar um ambiente positivo» no comércio tradicional, a poucos dias do Natal. Paulo Manuel acredita que esta será, de resto, uma forma de «motivar os próprios comerciantes e reforçar junto do consumidor a ideia de atendimento personalizado, principal característica do comércio de rua».

Mas a batalha maior, segundo o responsável, é mesmo reconciliar os potenciais clientes com o comércio tradicional e alterar os seus hábitos de consumo «Quando os consumidores se habituam a comprar noutros locais, é difícil trazê-los de volta», acredita Paulo Manuel. Em Figueira de Castelo Rodrigo, Sabugal e Pinhel, a iniciativa – integrada no Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio (MODCOM) – conta com o patrocínio das Câmaras locais. Já em Fornos de Algodres, Almeida e Manteigas, o “Natal com Arte” é apoiado pelas respectivas Agências de Promoção, que «ajudaram a implementar a campanha no terreno». Até à véspera de Natal, em todos os estabelecimentos associados, haverá uma urna de voto e os trabalhos estarão expostos em suportes de acrílico, no balcão de atendimento de cada loja. Na Guarda, a autarquia gastou cerca de 50 mil euros na iluminação de Natal, que será hoje ligada, e vai promover várias actividades de animação, onde se destacam um comboio e a neve artificial na Praça Velha.

Sobre o autor

Leave a Reply