Arquivo

Assim vai este país

Observatório de Ornitorrincos

José Sócrates acaba esta semana de bater um record detido por Santana Lopes. O primeiro-ministro já desmentiu mais vezes os seus ministros e as vozes importantes do seu partido em menos tempo que o actual presidente da Câmara de Lisboa. Claro que quando Santana Lopes o fazia eram trapalhadas, agora que é Sócrates é uma questão de honestidade e não ceder a pressões.

Numa entrevista à revista Sábado ficámos a saber que o Presidente da República não sabe que roupa escolher. Não é grande admiração, pois já eram conhecidas as suas indecisões sobre a Assembleia da República, referendos e outros assuntos importantes.

O Bloco de Esquerda, na convenção nacional, designa Louçã como coordenador da mesa do partido, um cargo que o próprio recusa ser de liderança. Vários outros títulos foram sugeridos durante o congresso para a posição de Louçã, como “organizador mor”, “arrumador geral”, “atracção principal” ou “senhor da lanterna”.

Nessa convenção foi derrotada uma moção que defendia uma “democracia socialista”. A tendência moderada, vencedora, não quer a “ditadura do proletariado”. Só pretende acabar com o capitalismo moderno, a democracia liberal representativa e a mundialização da cultura. Coisa pouca, portanto. Nada de revoluções ou ditaduras. Só acabar com o mundo ocidental como ele existe agora. Uma pequena reforma, digamos.

Entretanto, astrólogos e outros cientistas reuniram-se em Lisboa para discutir os problemas escolares da pequenada. O governo, sempre atento aos temas da pós-modernidade, enviou já uma circular a todas as escolas do país a solicitar que amanhã, sexta-feira, dia 13 de Maio, os professores não apliquem nenhuma avaliação aos seus alunos, para não inferiorizar nem estigmatizar aqueles que sejam supersticiosos e acreditem no azar das sextas-feiras 13. Já os que pretendessem viajar até Fátima, para participar nas comemorações da aparição da Virgem na Cova da Iria estão terminantemente proibidos de faltar às aulas. Este governo e este Estado é laico e republicano e não favorece nenhuma religião em favor das outras, desde que seja a maioritária.

O Presidente da República, depois de uma semana preocupado com os acidentes rodoviários, pediu esta terça-feira que fossem apurados os motivos do fraco aproveitamento dos alunos do ensino superior. Na realidade, Jorge Sampaio andou as duas semanas preocupado com a mesma coisa. Tanto na estrada como nas universidades, o álcool é um dos principais causadores das desgraças.

José Mourinho tornou-se o segundo português mais bem sucedido de sempre em Inglaterra, só mesmo atrás de Catarina de Bragança, famosa por ter criado em Inglaterra o hábito do chá. O treinador português perdeu a meia-final da Liga dos Campeões com um golo em que a bola não entrou. No final do jogo Mourinho perguntou se não tinha sido possível arranjar um árbitro mais maneirinho como os que costumam ajudar o Benfica.

EU VI UM ORNITORRINCO

Jorge Coelho

Espécie singular com nome de outro animal, não admite que ninguém se meta com a sua família adoptiva, e quem o fizer leva. Respeita muito a vontade alheia, desde que seja suficientemente parecida com a sua. Apoia as decisões do chefe do bando quando lhe são favoráveis e não lhes liga nenhuma quando são contra a sua posição. De resto é democrático e até participa em debates plurais com ornitorrincos de outros habitats.

Por: Nuno Amaral Jerónimo

Sobre o autor

Leave a Reply