Arquivo

Assaltantes apanhados em flagrante na antiga Recoleite

GNR da Guarda recuperou cerca de 200 mil euros de material em cobre, inox e alumínio roubado em duas residências dos detidos

Uma denúncia permitiu, na semana passada, à GNR da Guarda a detenção, em flagrante, de três assaltantes no interior da fábrica desactivada da Recoleite, antiga cooperativa de recolha de leite, na zona de Pínzio, no concelho de Pinhel. Na operação foi ainda identificado um menor, com 15 anos.

Os indivíduos foram apanhados a roubar fios e tubos de cobre, além de diverso material em alumínio, como aros de portas e janelas, um cilindro e uma estrutura. Segundo o tenente Jorge Costa, comandante do destacamento territorial da Guarda, o material em causa está avaliado em cerca de 50 mil euros. Mas esta acção não se ficou por aqui. Na sequência da detenção, o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) efectuou ainda duas buscas domiciliárias na localidade de Arrifana, já no concelho de Guarda, onde apreendeu cerca de 400 tubos/peças em cobre, inox e alumínio, bem como serpentinas e cilindros industriais em inox. O oficial revela que o valor estimado deste material rondará os 200 mil euros e resultará de sete furtos ocorridos nos últimos meses na região.

«Suspeita-se que o seu destino final fosse a China, isto de acordo com alguns relatórios internos da GNR», acrescenta Jorge Costa, adiantando que a investigação decorre desde 2006, ano do primeiro furto alegadamente atribuído aos suspeitos, com idades compreendidas entre 15 e 48 anos. Os indivíduos já foram ouvidos em primeiro interrogatório no Tribunal da Guarda, tendo os três adultos sido constituídos arguidos e ficado sujeitos a apresentações periódicas no posto da GNR da Guarda. Quanto ao menor, vai aguardar novos procedimentos na qualidade de testemunha. Noutra operação, o NIC de Gouveia apreendeu quatro espingardas de vários calibres a um pastor, de 60 anos, que não tinha licença de uso e porte de arma. O homem, residente em Vila Cortês da Serra, foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.

Sobre o autor

Leave a Reply