Arquivo

As músicas do mundo de Susana Baca

Cantora apresenta “Afrodiaspora”, um tributo às raízes africanas da música latino-americana e a alguns dos seus ícones

O TMG recebe no sábado à noite uma das grandes divas da “world music”. Trata-se da peruana Susana Baca, que neste concerto apresenta as suas versões de outras músicas do mundo a propósito do seu último trabalho “Afrodiaspora”.

Desta vez, a cantora rende homenagem a ícones da música latino-americana já desaparecidos, como a mexicana Amparo Ochoa ou a cubana Celia Cruz, e volta a demonstrar a sua meticulosa atenção à poesia lírica recorrendo a compositores como Javier Ruibal, Iván Benavides, nomes incontornáveis da cena musical contemporânea na Colômbia há cerca de três décadas, ou o peruano Javier Lazo. É também um álbum que prossegue a recuperação dos sons trazidos pelos escravos africanos para a América Latina e o resultado da sua mistura com as raízes indígenas e a influência europeia, daí resultando ritmos como o forró, a cumbia ou o tango. Vencedora de um “Grammy” em 2002, Susana Baca começou a cantar com o seu marido, Ricardo Pereira, tendo criado a sua própria editora para gravar o primeiro disco.

Em 1995 conheceu David Byrne, líder dos Talking Heads e grande divulgador da “world music”, que se empenhou na divulgação da obra da cantora peruana na Europa e nos Estados Unidos através da editora Luaka Bop. O reconhecimento internacional surgiu em 1996 com “Maria Lando”, um tema retirado do álbum “The Soul of Black Peru”, produzido por Byrne. Esta parceria artística mantém-se desde então. Atualmente, Susana Baca tem um lugar garantido em qualquer catálogo de ”world music” que se preze e é um dos nomes maiores da canção sul-americana.

As músicas do mundo de Susana Baca

Sobre o autor

Leave a Reply