Arquivo

As centenas de visitantes que a Sé atrai no Verão

Câmara da Guarda voltou este ano a assegurar a abertura do monumento durante as férias do seu único funcionário

Apesar da cidade estar associada à neve, o Verão é a época do ano que traz mais turistas à Guarda. Daí que a Câmara tenha decidido, pelo segundo ano consecutivo, assegurar a abertura da Sé Catedral durante o período de férias do único funcionário deste ex-líbris da cidade, em colaboração com a Direcção Geral da Cultura, responsável pelo monumento. Como as entradas não são controladas, desconhece-se quantas pessoas o visitaram. Mas sabe-se que entre Julho e a passada sexta-feira passaram pelo posto de turismo, na Praça Velha, mais de 4.300 turistas.

Quem visita a cidade mais alta passa, obrigatoriamente, pela Catedral, pelo que o município quis evitar que os turistas batessem com o nariz na porta, o que já aconteceu noutros anos. «Dois funcionários da Câmara foram colocados na Sé, durante três meses no mês de Julho, para garantir as visitas», explica a vereadora Elsa Fernandes, referindo que os primeiros contactos com a DGC no sentido de evitar o encerramento no Verão foram feitos «antecipadamente», em Maio. Este ano, pela primeira vez, «também a Igreja disponibilizou uma pessoa para resolver o problema, para assegurar as visitas nos fins-de-semana», sublinha, congratulando-se com a «cooperação estabelecida» entre as partes. Para a vereadora, «é importante que a Sé esteja aberta no Verão, até porque há uma maior afluência de turistas do que no Inverno».

De resto, a maioria dos turistas começa a sua visita ao centro histórico da Guarda por este monumento, pelo menos a julgar pelos testemunhos recolhidos por O INTERIOR na semana passada. «Acabámos de conhecer a Catedral e agora vamos descobrir o resto da cidade», contou na quinta-feira uma turista francesa, Maguy Culebras, que visitou a Guarda na companhia do marido, do irmão e da cunhada. De férias em Portugal durante 15 dias, o grupo dedicou o seu último dia em solo nacional à Guarda. Os quatro turistas estavam de passagem, em direcção a Espanha, e decidiram passar a noite na cidade, no parque de campismo municipal. O grupo não poupou elogios à Sé: «É uma catedral muito antiga e muito bonita, numa mistura de romano e gótico», disse a visitante. «Achámo-la muito bonita», concordou a cunhada, Caridad Culebras. Já António Paixão veio de Lisboa com a esposa para conhecer a Beira Interior e passou um dia na cidade mais alta. «Só conhecia a Guarda de passagem e sempre quis visitar a parte mais antiga», referiu o visitante.

Tal como o grupo francês, o casal lisboeta optou por visitar primeiro a Catedral: «Estivemos a ver a Sé, de que gostámos, e agora vamos dar uma volta pela parte velha. Certamente que nos vai agradar também». Já Fausto Castelhano, outro lisboeta, visita frequentemente a região. A esposa é de Famalicão da Serra e, normalmente, ficam instalados num hotel da cidade. Desta vez a estadia foi de três dias. «Sempre que cá vimos aproveitamos para visitar a zona histórica da Guarda. E fotografar o que ainda nos falta», contou. «A Sé é espectacular e a zona histórica é toda ela muito bonita», elogiou, considerando que «o granito lhe dá um aspecto muito invulgar em relação a outras cidades». «A Catedral é pequena, mas muito bonita», disse, por sua vez, Miguel Linde, de Espanha. Veio de Salamanca com a mulher e os seus dois filhos pequenos. «Está também muito bem conservada», constatou, que disse visitar «de vez em quando» a Guarda. A primeira vez que entrou na Sé foi há 15 anos. Quanto à cidade, considera-a «especial». «Tem muitos símbolos históricos», acrescentou.

Guarda atraiu 3.470 espanhóis desde Janeiro

Entre Janeiro deste ano e a última sexta-feira, a Câmara da Guarda registou um total de 14.318 visitantes, dos quais 9.815 entraram no posto de turismo, 3.214 foram à Torre de Menagem e 1.289 estiveram no Museu de Tecelagem (Meios).

A maioria são portugueses (8.094), seguindo-se os espanhóis (3.470), os franceses (1.174), os ingleses (384) e os holandeses (322). Em «outras nacionalidades» surgem 874. O mês de Agosto foi o de maior afluência, com 2.603 turistas a entrarem no posto de turismo. Um total de 206 foi ao museu localizado nos Meios e 505 à Torre de Menagem. Os números da autarquia indicam que houve mais 1.731 visitantes do que em igual período do ano passado. Porém, nos registos de 2009 não entram dados relativos à Torre de Menagem, por ter estado fechada. No ano passado houve mais 1.836 pessoas contabilizadas no posto de turismo, sendo que, no do museu, registaram-se menos 353 em 2009. Relativamente à Torre de Menagem, recebeu 3.214 visitas desde Janeiro deste ano.

Novo posto de turismo abre este mês

O posto de turismo da Guarda vai deixar o espaço onde está instalado, nos antigos Paços do Concelho, e mudar-se para um outro, localizado também na Praça Velha, no antigo Solar dos Póvoas. A abertura das novas instalações deverá acontecer ainda este mês. «Tudo indica que abrirá no Dia Mundial do Turismo», informa a vereadora Elsa Fernandes. Ou seja, no próximo dia 27. Recorde-se que a Câmara anunciou no início deste ano a sua intenção de concentrar na Praça Velha o posto de turismo, a livraria municipal e a loja “Coisas D’Aqui” – que já encerrou, no Paço do Biu. Esta loja terá um novo conceito, deixando a vertente comercial na área do artesanato e produtos endógenos e limitando-se à venda de merchandising do município e às exposições. As novas instalações «são maiores», explica a vereadora, acrescentando que «nas costas há um outro espaço, paredes-meias», da Câmara, que funcionará como armazém.

Visitas encenadas são «um sucesso»

A iniciativa de Verão “Passos à Volta da Memória”, que consiste em visitas encenadas ao centro histórico da Guarda, está a ser «um sucesso», garante Elsa Fernandes, ao referir que «tem havido até sessões com um número de participantes acima do recomendado, com 40 e 50».

Segundo a vereadora, os números só serão contabilizados no final da iniciativa, altura em que a Culturguarda os dará a conhecer à autarquia. «Mas sabemos que a adesão tem vindo a crescer a cada sessão», diz. O INTERIOR esteve na que decorreu na sexta-feira de manhã e constatou que foram cerca de 40 as pessoas que foram guiadas pelo centro histórico, entre as quais muitas crianças. “Passos à Volta da Memória” começou a 27 de Julho e termina no próximo dia 18, com duas sessões por dia todas as sextas e sábados e também no primeiro domingo dos meses de Agosto e Setembro.

Os meses de Julho e Agosto são os de maior afluência de turistas na Guarda

Comentários dos nossos leitores
Teresa Saraiva teresa.s.cruz@gmail.com
Comentário:
Fui participante na visita guiada a que faz referencia a foto. Fiquei agradavelmente surpreendida e satisfeita com esta iniciativa da Cidade da Guarda que também considero minha, pois nasci no Jarmelo. E bom que se promova e divulgue o que o nosso país tem de belo, pois assim estaremos a fazer história. Obrigada ao pelouro da CMG e continuem. Teresa Saraiva
 

As centenas de visitantes que a Sé atrai no
        Verão
As centenas de visitantes que a Sé atrai no
        Verão

Sobre o autor

Leave a Reply