Os alunos do Externato do Soito (Sabugal) e da escola de Alcanizes (Zamora) foram os vencedores do prémio do primeiro programa educativo “Artistas del Duero”, que terminou na semana passada em Mogadouro.
A iniciativa, que escolheu o teatro para promover o conhecimento mútuo entre 200 jovens portugueses e espanhóis do território do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro, chegou ao fim com a última representação das peças dos seis grupos finalistas subordinadas a temas como a convivência intercultural, as diferenças entre Portugal e Espanha ou os estereótipos. Os portugueses interpretaram “O contrabandista desdichado” e os espanhóis “El dia de la Constitución”, perante um júri formado pela actriz Sofía Oreja, o escritor e jornalista Braulio Llamero, a animadora sócio-cultural Nuria Huelmo e a licenciada em estudos artísticos Ana Cortês. Os vencedores arrecadaram 500 euros cada para material educativo, sendo que os seis finalistas vão fazer uma viagem pelo território do AECT no dia 14.
No total, o programa contou com a participação de onze grupos de teatro de escolas e jardins-de-infância dos dois lados da fronteira. Este agrupamento de cooperação internacional envolve 187 entidades públicas das províncias de Salamanca e Zamora e de Trás-os-Montes e parte da Beira Interior Norte.