A Arte e a Poesia na infância são, cumulativamente, indispensáveis na tomada de consciência de si próprio e no despertar do conhecimento do mundo.
A sensibilidade genuína da alma inocente enleva o pensamento e dita o esboço que enuncia o crescimento em cada transcendência do sentir.
Nesta perspetiva, os alunos de Baraçal, Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira, experimentaram uma técnica marcante de Henri Matisse numa associação de um quadro de exímio valor do promissor poeta e pintor, Luís Fernandes (Pombal, Leiria).
Este trabalho, efetuado pelos alunos do nível Pré-Escolar em articulação com os do 1º CEB, permitiu um estudo de dois grandes pintores que eternizam instantes de forma sublime e harmoniosa no intuito de dar expressão ao mundo – Arte!
De salientar é, também, o colorido e leveza das palavras, na Poesia de Luís Fernandes, que surge em tantos casos como nota introdutória dos seus trabalhos, sendo no contexto, transportada para a comunidade escolar de Baraçal.
A educação estética, partindo da conjunção educativa da educação na infância, está presente no contacto com diferentes formas de expressão artística que serão meios de educação da sensibilidade. As convivências com o meio envolvente, com a natureza e com a cultura permitirão às crianças apreciar a pulcritude em diferentes situações. É, por esse motivo, fundamental integrar as crianças em ambientes onde possam contactar com a arte e poesia, com os seus processos e com os seus criadores, assim como promover conjunturas que lhe permitam desenvolver as suas capacidades artísticas.
Resta agradecer a este jovem estudante, Luís Fernandes, que gentilmente partilha connosco, a sua Arte e Poesia. Credenciamos, pois, que a sociedade o saiba valorizar e agraciar devidamente, agora e no futuro.
A título informativo, referimos que alguns dos trabalhos deste poeta e pintor, poderão ser notados em Luís Fernandes`drawings (Facebook).
As docentes Luísa Gonçalves e Elizabete Dente