Arquivo

Arquivo Distrital da Guarda digitaliza forais manuelinos

Documento régio sobre Castelo Rodrigo (1508) foi o primeiro a ser disponibilizado na Internet

O Arquivo Distrital da Guarda está a colaborar com algumas autarquias para digitalizar os seus forais manuelinos. O primeiro foi o de Castelo Rodrigo, datado de 1508, que está agora acessível na Internet.

A iniciativa destina-se a preservar e a promover este documento de grande valor histórico, mas também a facilitar a sua consulta a curiosos e estudiosos. O foral pode ser consultado em http://digitarq.adgrd.dgarq.gov.pt?ID=1279765. Congratulando-se com o facto do foral de Castelo Rodrigo ter sido o primeiro a ser digitalizado no distrito, Carlos Condesso, vereador do pelouro da cultura, considerou que esta opção é «um importante passo na difusão do património arquivístico concelhio». Já Levi Coelho, diretor do Arquivo, adiantou que a instituição disponibilizará «os seus serviços e meios técnicos para digitalizar todos os forais manuelinos existentes no distrito de forma a que todos estejam, brevemente, disponíveis para consulta na Internet, com reproduções digitais de altíssima qualidade».

Os forais do Sabugal (1515), Sortelha (1510) e Vila do Touro (1510) serão os próximos documentos régios a serem digitalizados. Atualmente, todas as cartas régias originais, em pergaminho, estão na posse dos respetivos municípios. No caso do Sabugal, o protocolo a assinar com o Arquivo Distrital garantirá ainda «o estabelecimento de uma cooperação sistemática, que poderá ir da simples troca de informação até à realização conjunta de projetos de estudo e de valorização do património arquivístico», refere a autarquia. O primeiro documento que o Arquivo Distrital disponibilizou no seu sítio na Internet foi a constituição sinodal aprovada em sínodo de 29 de Junho de 1614, sendo bispo D. Afonso Furtado Mendonça. A partir desse primeiro passo o ADG passou a disponibilizar sucessivas reproduções digitais, certificadas e não certificadas dos documentos detidos.

Foral de Castelo Rodrigo é o primeiro digitalizado no distrito

Arquivo Distrital da Guarda digitaliza
        forais manuelinos

Sobre o autor

Leave a Reply