A Agência para a Promoção da Guarda (APGUR) lançou o “Guia Guarda”, um guia da cidade que dispõe de informações necessárias e úteis para quem visita pela primeira vez o concelho e quer conhecer mais e melhor a zona.
Com o intuito de divulgar o que se pode encontrar na «cidade mais alta de Portugal e um dos principais centros urbanos da Beira Interior», o “Guia Guarda” está ligado à estratégia de revitalização da zona, que teve início em 2007, e que tenta elevar o nível cultural, social, económico e turístico da região. António Saraiva, gestor da agência, disse a O INTERIOR que o guia é «bastante útil, enquadrando a cidade da Guarda num contexto em termos de cidade, região e até de Península Ibérica». Desde como chegar à Guarda, até aos espaços de lazer, desporto, ensino, saúde, sítios onde comer e comprar e pontos de interesse regional, o que se encontra no guia «mostra as potencialidades da cidade e da região, que nos tempos que correm é muito importante ir mais além». Os estudantes que chegam à Guarda pela primeira vez são um público que pode beneficiar do guia, existindo uma «ação com o IPG para ser entregue aos novos alunos aquando das matrículas». Foram impressos três mil exemplares que estão disponíveis no posto de turismo, hotéis, restaurantes, estabelecimentos comerciais do centro urbano e pode ainda ser visualizado no site da agência www.guardaconvida.pt. São 46 páginas e cada exemplar tem um custo situado entre 1 e 1,50 euros.
A APGUR irá continuar com este tipo de iniciativas e irá lançar, brevemente, um Roteiro Patrimonial, que estará disponível em português e inglês.