Arquivo

António Costa fala num «dia triste para a Europa»

«É um dia triste para a Europa», considerou o Primeiro-Ministro português, em reação à vitória do “sair” no referendo da permanência do Reino Unido na União Europeia. No entanto, garante que a aliança entre Portugal e a Grã-Bretanha é muito antiga e «prosseguirá muito para além daquilo que será a saída do Reino Unido da União Europeia».

Numa declaração aos jornalistas, António Costa referiu ainda que «tudo fará para assegurar todos os direitos da comunidade portuguesa no Reino Unido” e que também serão garantidos “todos os direitos dos cidadãos britânicos que vivem, visitam ou investem em Portugal”.

Para o chefe do Governo, a saída do Reino Unido da União Europeia «deve ser uma oportunidade para os 27 países da União Europeia refletirem sobre o que significam estes resultados e a necessidade que temos de responder aos anseios dos cidadãos da Europa».

Também o Presidente da República já reagiu ao Brexit e numa nota divulgada na página da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa afirma ter a «convicção de que os interesses de Portugal, bem como os dos portugueses a viver e a trabalhar no Reino Unido, continuarão a ser prosseguidos não obstante esta decisão».

À semelhança de António Costa, também o chefe de Estado assegura que «Portugal não deixará de apoiar os nossos compatriotas e luso-descendentes no Reino Unido, país ao qual nos ligam sete séculos de história de uma aliança sem par».

Sobre o autor

Leave a Reply