Arquivo

Antes assim

observatório de ornitorrincos

Portugal com elevadas taxas de abandono e insucesso em cursos de strip-tease

Tal como em relação ao resto dos percursos educativos, a maior preocupação deste Observatório em relação aos cursos de strip-tease que agora existem em Portugal é a alta taxa de abandono e algum insucesso. As responsáveis pelas formações em strip esperam que o currículo integre rapidamente o programa Novas Oportunidades. Só assim as pessoas se darão conta da importância da aprendizagem ao longo da vida. Além disso terão um computador e acesso à internet mais baratos para terem acesso a todo o material de auto-aprendizagem disponível na rede. O Governo já se mostrou preocupado em recuperar deste atraso tecnológico. «Nos sites onde pessoas comuns fazem strip-tease é muito raro encontrar uma portuguesa», disse alguém do Governo, que estava atento a apontar (no monitor) bons exemplos de modelos da Finlândia.

Igualdade de oportunidades leva Governo a encerrar escolas premiadas

O Observatório reconhece justiça na decisão da DREN de encerrar a escola EB 2/3 de Pias, premiada internacionalmente pela «excelência educativa», por causa da política de igualdade do sistema escolar. Não seria justo para outros estudantes do ensino secundário frequentarem escolas que não sejam distinguidas internacionalmente. Ou o Conselho Iberoamericano em Honra da Qualidade Educativa atribui esse prémio a todas as escolas ou então não podemos tolerar isto. A directora regional da DREN acrescentou que, da mesma forma que todos os membros dos Monty Python frequentaram Oxford ou Cambridge, uma escola com distinções internacionais pode ser «um ninho intolerável de humoristas, jornalistas e outros batráquios inquietantes».

Filmes de Cannes criticados por glorificar sexo heterossexual

Os críticos presentes no Festival de Cannes deste ano mostraram-se desagradados com alguns filmes apresentados nesta edição, por mostrarem demasiadas imagens de afecto e desejo entre um homem e uma mulher, glorificando os actos sexuais entre pessoas de sexos diferentes. «Os realizadores», disse um crítico de cinema, «descrevem estes filmes como explorações da dinâmica dos desejos intrínsecos da humanidade, mas na realidade estão apenas a louvar o acto de fazer amor entre homens e mulheres». O porta-voz da Associação de Críticos Franceses acrescentou que, ao contrário do que seria de esperar do cinema independente, «estes filmes são responsáveis pela proliferação da heterossexualidade na sociedade europeia».

Se mudar a pontuação da Constituição, dispensam-se eleições

Vitalino Canas defendeu há uns tempos a mudança de três vírgulas da Constituição Europeia para dispensar a chatice de fazer um referendo. O Observatório concorda e propõe a mudança de sinais de pontuação na Constituição da República que evitem a maçada de convocar eleições para a Assembleia da República com tanta frequência. Entre várias alterações, sugere-se a colocação de um ponto final a meio do Artigo 172º («A Assembleia da República não pode ser dissolvida») e no Artigo 190º («O Governo é responsável»). No ponto 2 do Artigo 187º, após umas vírgulas, ler-se-ia («Os restantes membros do Governo são, nomeados pelo Presidente da República sob proposta, do Primeiro-Ministro»). Segundo responsáveis socialistas, «isto seria bom para o país, porque os portugueses nem sempre votam como devem».

Por: Nuno Amaral Jerónimo

Sobre o autor

Leave a Reply