Arquivo

Anónimas Homónimas

Diário Interior

Nas últimas semanas têm sido tornadas públicas uma série de cartas anónimas a denunciar vários políticos e até mesmo algumas figuras conhecidas dos portugueses. Parece-me lamentável que as cartas anónimas não se refiram nunca a pessoas que não vivam da exposição mediática. Já vai sendo tempo de acabar com estes elitismos. Todos temos direito a ser acusados por cartas anónimas e, principalmente, a enviar cartas anónimas para destruir a honorabilidade seja de quem for.

Pelo exposto no parágrafo anterior1 apresento hoje no Diário uma conjunto de exemplos e modelos para escrever as cartas anónimas que faltam na nossa vida. Basta preencher os espaços em branco com o nome de quem quer acusar, não assinar, meter num envelope (sem remetente, claro) e está pronta a seguir para a judiciária. Atenção, se a sua carta anónima for notícia na televisão, é desaconselhável ter uma crise de fama e contar aos seus vizinhos ou telefonar para a TVI a dizer que foi você que a escreveu.

Carta anónima, exemplo 1

No domingo passado, vi a equipa toda do Sporting a espancar desalmadamente alguns adeptos do Benfica durante uma hora e meia, sem que estes esboçassem alguma reacção.

Carta anónima, modelo 1

O Sr. ________, quando era adolescente, foi visitar a Neverland. Não sei se foi à da Disneyworld, se à do Michael Jackson. É melhor investigarem.

Carta anónima, modelo 2

No dia 24 de Dezembro vi um tipo gordo, vestido de vermelho, com um saco enorme aos ombros, a sair pela chaminé da casa do Dr. Pacheco. Penso que fosse o Dr. ________ que lhe tinha ido roubar os quadros, dos quais sempre teve uma inveja do caraças.

Carta anónima, modelo 3

Parece-me que vi o Sr. ________ a entrar para a sede do PS.

Carta anónima, modelo 4

Cara Sra. ________, o seu marido masturba-se frequentemente na casa de banho do escritório.

Carta anónima, modelo 5

A Sra. ________ está grávida de sete meses. Desconfio que seja uma dessas radicais contra a interrupção voluntária da gravidez.

Carta anónima, modelo 6

Vi, na terça-feira, dia 6 de Janeiro de 2004, pelas 22 horas, o senhor ________ a tirar um cigarro de um maço que não tinha aquela frase obrigatória por lei.

Carta anónima, exemplo 2

O tipo que escreve o Diário Interior tem andando a encher chouriços há mais de um mês. Além disso, ele não cumpre a exclusividade. É que ele também escreve as cartas fictícias com os sonhos eróticos dos homens para a Penthouse.

__________________

1 Gosto muito de escrever “pelo exposto no parágrafo anterior” num artigo. Fica parecido com um memorando administrativo a pedir aos serviços técnicos duas caixas de agrafos

Por: Nuno Amaral Jerónimo

Sobre o autor

Leave a Reply