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Ano Novo, Câmara nova

Desde segunda-feira que a autarquia tem novo horário e novos gabinetes, tudo para melhorar o atendimento ao munícipe

«Ligou para a Câmara Municipal da Guarda. Neste momento não podemos atender. A sua chamada está em lista de espera», responde uma mensagem automática quando se digita o número de telefone da autarquia. Mas logo de seguida a telefonista atende e encaminha a chamada. O atendimento mais personalizado é uma das novidades da autarquia para 2006. Desde segunda-feira que alguns serviços camarários tem novas regras, novos horários e novos gabinetes. Tudo para melhorar o atendimento aos munícipes.

No âmbito da reestruturação e da funcionalidade do atendimento aos munícipes, a Câmara está a implementar um conjunto de alterações, as quais irão ser aplicadas por três fases e em três meses. Quando tomou posse como presidente, Joaquim Valente garantiu a “O Interior” que a autarquia iria ter um atendimento «mais personalizado, eficaz e eficiente». Segundo o edil, «os cidadãos vão encontrar uma nova forma de estar e de atender o público». Todas as alterações visam «melhorar, facilitar e modernizar o atendimento de todos os utentes, tornando-o mais personalizado», adianta. Numa primeira fase as alterações verificam-se ao nível do rés-do-chão da autarquia, que está decorado a preceito, com oliveiras e laranjeiras, para tornar o ambiente mais agradável. O horário passa a ser das 9 às 16h30, ininterruptamente. Ali, passam a estar disponíveis novos serviços de atendimento, nomeadamente o Gabinete de Apoio dos SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento), onde é possível pagar a água, requisitar contadores, efectuar reclamações, entre outros. Mas também o Gabinete de Atendimento às Juntas de Freguesia, vocacionado prioritariamente para receber os presidentes das 55 freguesias do concelho.

Para além do Gabinete de Atendimento ao Munícipe (GAM), ao qual compete fomentar uma maior aproximação entre a Câmara e os cidadãos, quer no atendimento pessoal, quer através de uma linha verde (800216800). Por último, no mesmo piso, funciona igualmente o Gabinete de Atendimento ao Cidadão, que já existia. Trata-se de uma extensão das Lojas do Cidadão, que presta um conjunto de serviços, como a renovação da carta de condução, cartão europeu seguro de doença, certidões do registo civil, nascimento, casamento ou óbito, entre outras. Por outro lado, o atendimento na recepção é mais personalizado. Todos os munícipes devem dirigir-se a um balcão, onde, após identificação e entrega de cartão de visitante, serão orientados por uma funcionária para o serviço pretendido. No primeiro dia, só no horário da manhã, foram atendidas cerca de 120 pessoas no Gabinete de Apoio dos SMAS e cerca de 30 nos restantes serviços. Segundo fonte ligada ao processo, o novo sistema de atendimento «está a funcionar muito bem, apesar dos utentes estranharem no início, mas isso é como tudo o que é novo», refere. Ainda no primeiro dia, os munícipes foram obrigados a deixar um cartão de identificação para receberem o cartão de visitante, o que não é permitido por lei.

Porém, o lapso foi revisto no dia seguinte e já só é necessário deixar o nome e o serviço a que se dirige. De resto, a partir de 6 de Fevereiro, o novo horário de funcionamento vai abranger outros serviços, designadamente, a contabilidade/tesouraria, secretaria e obras particulares. Numa terceira fase, (6 de Março), esta metodologia de funcionamento vai incluir todos os serviços que tenham como objectivo prioritário o “interface” com o munícipe, refere uma nota da autarquia.

Patrícia Correia

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