Arquivo

Andreia Crespo sonha com os Jogos Olímpicos

Atleta da Senhora do Desterro, campeã nacional em título dos 400 metros barreiras, tem conseguido conciliar Medicina Dentária, em Lisboa, com o atletismo

Andreia Crespo, nova campeã nacional dos 400 metros barreiras, deverá continuar a representar a Associação Cultural e Recreativa da Senhora do Desterro (São Romão, Seia). Apesar da boa época realizada este ano, a atleta de 22 anos diz não ter ainda convites das grandes equipas nacionais.

«Ter sido campeã nacional foi muito bom porque estava a fazer uma época consistente e fiquei feliz com o título», refere a jovem promessa, para quem uma participação nos Mundiais de atletismo no final deste mês é «um objetivo muito ambicioso e provas muito difíceis de atingir». Mas é «um sonho», tal como correr nos Jogos Olímpicos de 2016, embora admita que será preciso «ter qualidade para ir ao Rio de Janeiro». Finalizada a época, Andreia Crespo, que é natural de Vila Fernando (Guarda), adianta que os seus próximos objetivos são os Campeonatos Ibero-Americanos e no Europeu de 2016, em Amesterdão (Holanda). Nesse sentido, acrescenta que para o ano vai apostar mais no atletismo, mas não vai abandonar os estudos. «Apesar de ser complicado, tenho conseguido conciliar o curso de Medicina Dentária, em Lisboa, com o atletismo. Felizmente que fiz as disciplinas todas e passei para o terceiro ano, é um curso muito importante para mim», sublinha a atleta.

Quanto às suas referências desportivas, Andreia Crespo tem a resposta pronta: «As melhores são o meu grupo de treino, em especial a também recordista dos 400 metros barreiras Vera Barbosa, pela possibilidade de poder treinar com ela e pela sua postura fora do desporto», afirma, dizendo que já viveu «tantos momentos bons» no atletismo, mas que os melhores «ainda estão para vir». A atleta da Senhora do Desterro sagrou-se campeã nacional dos 400 metros barreiras nos Campeonatos de Portugal, realizados no final de julho em Leiria, com o tempo de 58s96’, a sua terceira melhor marca do ano. A melhor (58s22’) foi conseguida a 25 de junho no Meeting Internacional de Lisboa, enquanto nos Europeus de Sub-23, que decorreram em Tallin (Estónia), em meados de julho, Andreia Crespo foi 13ª nos 400 metros barreiras com o tempo de 58s60’.

Andreia Crespo (ao centro) vai apostar mais no atletismo em 2016, mas sem descurar os estudos

Sobre o autor

Leave a Reply