O GX Guarda e o CX Seia disputam no sábado os oitavos-de-final da Taça de Portugal em xadrez. A passagem à eliminatória seguinte parece estar mais facilitada para os guardenses, que recebem os “Peões de Alverca”, numa partida cujo vencedor irá defrontar nos quartos-de-final a equipa vitoriosa da partida entre o Odivelas e o Estrela Vermelha. No entanto, a equipa da Guarda não vai poder contar com Kevin Spraggett, a disputar as Olimpíadas, e provavelmente com João Costa, que poderá integrar a selecção portuguesa naquela prova. Sobram Fernando Ribeiro, Manuel Martins e António Ferreira para competir e duas ausências para colmatar.
Mais luta e muitas dificuldades vão encontrar os senenses, que tem alinhado com Carlos Carneiro, António Fróis ou Edgar Pereira, Jorge Bastos e Paulo Costa A sua viagem até ao reduto de um dos históricos do xadrez nacional promete não ser fácil, apesar do Barreirense não estar este ano no seu melhor e ter evitado “in extremis” a despromoção à IIª divisão. Contudo, o pior está reservado para os quartos-de-final, já que o vencedor vai jogar contra Boavista ou Academia de Gaia, dois detentores do troféu nos últimos cinco anos que se defrontam no jogo grande dos oitavos-de-final. As partidas dos quartos-de-final estão agendadas para 6 de Novembro. Mas o início de Outubro ficou marcado na região com duas provas de grande competitividade e consagraram o boavisteiro Rui Dâmaso. O Mestre Internacional venceu o I Torneio Internacional Turistrela em xadrez clássico, disputado há cerca de quinze dias na Covilhã, graças a um melhor desempate face a Victor Ulyanovskyy (GX Alekhine). O MF João Leonardo (Feijó) foi o terceiro classificado liderando um grupo de dez atletas que se classificaram a meio ponto do duo líder, e que incluiu o GM Luís Galego (6º).
O torneio contou com a participação de mais de 70 jogadores, com destaque para os melhores portugueses. António Fróis (CX Seia) terminou em quarto e continua na senda dos bons resultados. O seu colega Paulo Costa foi 14º e Ricardo Rei (ADE) foi o primeiro covilhanense na prova ao assegurar a 16ª posição. José Riscado, por sua vez, foi o primeiro representante do Oriental de S. Martinho (34º), também da Covilhã, enquanto Tiago Silva destacou-se no Núcleo Sportinguista do Fundão (52º). Paralelamente, decorreu o Torneio Internacional Cidade da Covilhã (semi-rápidas), também ganho por Rui Dâmaso. O GM Luís Galego (Boavista) e o MN José Padeiro (GX Porto), os seus perseguidores mais directos, ficaram a meio ponto na segunda e terceira posição, respectivamente. Fróis voltou a ser quarto e Paulo Costa oitavo, enquanto Manuel Martins (GX Guarda) terminou no décimo lugar. Francisco Martins (ADE) foi o melhor da Covilhã na 11ª posição. Destaque ainda para a boa prestação do sub-14 Cláudio Daniel (CX Aveloso – Mêda) que concluiu a prova no 43º lugar, quatro posições acima de Horácio Will, seu “professor”. Rui Pereira foi o melhor do Oriental de S. Martinho (47º). A nível internacional, o GMI Kevin Spraggett, primeiro tabuleiro do GX Guarda, integra a equipa do Canadá que disputa a partir de hoje as Olimpíadas de Xadrez em Calviá (Maiorca – Espanha). Esta competição realiza-se de dois em dois anos mas vai ser incorporada no programa desportivo dos próximos Jogos Olímpicos. Até 31 de Outubro, os xadrezistas de 240 países (cada equipa é formada por quatro titulares e dois suplentes) em masculinos e femininos disputam um torneio muito aguardado. Este ano está previsto que o jovem João Costa, aluno de Spraggett e jogador do GX Guarda, venha a ser incluído na selecção nacional, por onde já passaram, nas décadas de 80 e 90, Aida Ferreira (cinco presenças) e o irmão António Ferreira (uma participação).