Arquivo

Álvaro Amaro assume presidência da Pró-Raia

Presidente da Câmara da Guarda liderou a única lista que foi a votos na última sexta-feira e poderá nomear Rui Quinaz para coordenador

Álvaro Amaro foi eleito na última sexta-feira presidente da Pró-Raia – Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte, que acolhe diversas instituições dos concelhos da Guarda e do Sabugal.

O presidente da Câmara da Guarda encabeçou a única lista que se apresentou a sufrágio, tendo sido eleita por unanimidade pelos representantes das 16 associadas. Para vice-presidentes da direção foram eleitos a Câmara do Sabugal, representada pelo seu presidente António Robalo, e a AAPIM – Associação dos Agricultores de Produção Integrada dos Frutos de Montanha. A Assembleia Geral passa a ser presidida pelo Núcleo Desportivo e Social (NDS) e o Conselho Fiscal pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Serra da Estrela. Os novos órgãos sociais foram empossados de imediato. Com um novo quadro comunitário à porta, Álvaro Amaro quer que a Pró-Raia seja uma «parte ativa» no que concerne ao próximo ciclo de fundos, mas salientou que «estamos dependentes das orientações do Governo, em função das negociações com Bruxelas, sobre o novo modelo de gestão» das verbas comunitárias. Ainda assim, o autarca disse dispor de «informações interessantes» quanto a um possível «aumento de competências das Associações de Desenvolvimento Local e, nesse sentido, a Pró-Raia poderá ter ainda mais trabalho mas só no fim é que podemos concluir».

De resto, as prioridades para o mandato só serão definidas quando for decidido o papel a atribuir às ADL’s, «que eu espero que seja cada vez mais forte». Caso se confirmem as informações mais recentes, a dinâmica da associação pode mudar para «melhor porque podemos ter mais que fazer, mais projetos para aprovar e mais apoios para dar». Quanto ao funcionamento interno da Pró-Raia, Álvaro Amaro admite que vão ser introduzidas «alterações em busca de mais eficiência, mais eficácia e para descobrir novas formas de financiamento», disse sem querer “abrir muito o jogo” «porque a direção ainda não reuniu». O edil assumiu que a meta é «tornarmo-nos auto-suficientes», mas advertiu que, até lá, «com certeza que vamos concluir algumas etapas».

A primeira decisão vai ser alterar a estrutura da Pró-Raia, o que poderá passar pena nomeação de Rui Quinaz para coordenador da associação, apurou O INTERIOR. Álvaro Amaro deseja que haja «maior coordenação entre as diferentes associações» existentes na região, até porque «pela primeira vez pode haver uma conjugação de fundos europeus».

Ricardo Cordeiro Álvaro Amaro anunciou que vai introduzir alterações no funcionamento da associação

Sobre o autor

Leave a Reply