Arquivo

Alterações no Regulamento Emolumentar dos Registos e do Notariado em vigor a 1 de Outubro de 2010

O Regulamento Emolumentar dos Registos e do Notariado  e a legislação conexa foram alvo de recentes alterações. Estas alterações entraram em vigor no dia 1 de Outubro e visam actualizar o Regulamento à  modernização do sistema de registos português que está a decorrer, ajustando-o aos custos dos serviços efectivamente prestados.

Mantém-se o quadro das isenções existentes, corrigindo-se algumas situações injustas, como por exemplo, no caso de erro imputável à administração o procedimento de correcção passa a ser inteiramente gratuito.  O diploma ora aprovado revoga o regime gracioso até agora praticado nas operações de fusão ou cisão, na transmissão universal de património imobiliário, sucedendo o mesmo relativamente aos actos de registo de navios e de automóveis, decorrentes, também, de operações de fusão ou cisão.

Contudo, assiste-se a um aumento dos vários registos. Por exemplo o processo de aquisição de nacionalidade, por adopção ou naturalização, foi actualizado de 175 para 200 euros. O processo e registo de casamento subiu de 100 para 120 euros. No que se refere às convenções antenupciais, a sua alteração ou revogação mantém o preço: 100 euros. O registo da alteração do capital de uma sociedade sobe de 200 para 225 euros e a fusão ou cisão, por depósito, custará 100 euros, mais 20 euros que actualmente. Uma certidão ou fotocópia de qualquer acto do registo comercial foi agravada de 19,5 para 30 euros.

Sobre o autor

Leave a Reply