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Alerta na Delphi

Novo plano de reestruturação prevê redução de 8.500 postos de trabalho em todo o mundo até ao final do ano

A drástica redução de custos imposta pela General Motors às suas 160 unidades espalhadas pelo mundo pode ter consequências irreversíveis para as fábricas da Delphi em Portugal, uma das quais está na Guarda. O alerta soou na semana passada após o próprio presidente do maior fabricante de cablagens do mundo, Steve Miller, ter admitido o cenário da falência.

A declaração marcou a apresentação, nos Estados Unidos, dos resultados do primeiro semestre de 2005, que se cifraram em 274,5 milhões de euros de perdas, contra quase 140 milhões de lucros em igual período do ano passado. Segundo o caderno Economia do “Expresso”, do último fim-de-semana, tais resultados estiveram na origem da demissão do director financeiro e de outros executivos de topo, enquanto os seus substitutos anunciam agora a necessidade de continuar com o plano de reestruturação da multinacional, que prevê uma redução de 8.500 empregados até final do ano. Em 2002, um plano idêntico levou ao encerramento da unidade da Delphi, em Carnaxide. Mas o fantasma volta agora a pairar sobre as fábricas que continuam em Portugal em Braga, Linhó, Seixal, Ponte de Sor, Guarda e Castelo Branco. No caso da Guarda, a unidade já conheceu melhores dias. No ano passado, o fim de encomendas importantes puseram em causa várias centenas de postos de trabalho. Tudo porque projectos de cablagens que envolviam mais de quinhentos trabalhadores terminaram na empresa da Guarda-Gare ou foram ganhos pela concorrência. Assim aconteceu o contrato para cablagem integral e exclusiva do Renault Twingo, um modelo que deixou de ser fabricado. Já o projecto para o Peugeot 206, que envolvia cablagens diversas para as versões carro e carrinha, foi perdido para a Yazaki, concorrente directo da Delphi. Em contrapartida, a empresa guardense ganhou no ano passado uma encomenda da prestigiosa Ferrari, contudo, este trabalho não envolverá mais de duas dezenas de funcionários.

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