Arquivo

Aldeia Viçosa junta centenas para mega-lagarada

Junta de Freguesia ofereceu cerca de 455 quilos do prato típico aos visitantes no último domingo

Aldeia Viçosa, no concelho da Guarda, foi no passado domingo a “capital mundial” da lagarada, prato típico da região que se diferencia por levar bacalhau e muito azeite. Ao todo, a auto denominada “maior lagarada do mundo” alcançou um peso de cerca de 455 quilos e fez as delícias das centenas de pessoas que aceitaram o repto lançado pela Junta de Freguesia.

Os ingredientes reunidos e misturados num grande tacho foram 150 quilos de bacalhau, 350 de batatas, 150 de cebolas, 10 de alhos e 180 litros de azeite, como não poderia deixar de ser, da zona do Vale do Mondego. Ao meio-dia, hora agendada para o início do repasto, já muita gente se reunia perto do lagar, mas os vários cozinheiros ainda tinham muito trabalho pela frente, desfiando o bacalhau, juntando as cebolas, o alho ou o muito azeite, tudo misturado com “gigantes” colheres de pau. Até ao momento em que a lagarada finalmente começou a ser servida, muitos dos presentes foram-se “entretendo” com as famosas tibórnias – pau torrado molhado em azeite. O autarca de Aldeia Viçosa explicou que o objetivo da iniciativa foi «comemorar o aniversário da Junta, que fez 73 anos no passado 25 de janeiro, e entendemos assinalar a data com uma mega-lagarada porque é um prato típico».

De resto, a Junta tem presentemente um lagar que foi cedido pela família do engenheiro Laurentino de Almeida e, Baltazar Lopes, entende que «temos que dar uso a este lagar e promover também o produto regional que é o azeite». Sustentou que «a maior lagarada do mundo» foi «não só uma promoção da freguesia de Aldeia Viçosa», mas também «do concelho e do distrito, porque tivemos oportunidade de falar com várias pessoas de Coimbra ou de Aveiro que vieram propositadamente para provar uma lagarada, pois não sabiam o que era e vieram ver». O autarca mostrou-se satisfeito com a presença de «muitas centenas de pessoas» e frisou que o objetivo da iniciativa foi alcançado: «Muita gente veio a Aldeia Viçosa, houve um convívio entre as pessoas e penso que uma vez mais ficou provado que tem sido e continuará a ser locomotiva das freguesias da Guarda e não quer ser a carruagem», sublinhou.

Entre os “provadores” desta mega-lagarada, alguns chegaram de outros pontos do país após terem visto a iniciativa ser divulgada pela televisão. Foi o caso de Valentim Duarte que veio «propositadamente» de São Pedro do Sul, no distrito de Viseu, para provar a lagarada de Aldeia Viçosa e assegurou que o prato estava «ótimo». De mais longe chegou Amador Ribas, residente na Maia, que comeu uma lagarada pela «primeira vez» e garantiu ter gostado «muito» e que «não fazia ideia como é que isto se processava».

Ricardo Cordeiro 150 quilos de bacalhau, 350 de batatas, 150 de cebolas e 180 litros de azeite foram os ingredientes utilizados no prato

Aldeia Viçosa junta centenas para
        mega-lagarada

Sobre o autor

Leave a Reply