O Aguiar da Beira conseguiu a sua primeira vitória fora de portas no último domingo, num triunfo que veio acalentar e tornar possível a esperança da manutenção neste campeonato, mas também dar outro ânimo ao clube. Pela primeira vez numa deslocação, o Aguiar apresentou-se com o seu plantel completo e conseguiu, com muita determinação e empenho, amealhar os tão preciosos três pontos.
Este resultado vem certamente trazer mais alento e determinação para que a equipa continue a fazer bons resultados e alcance um objectivo – já fora do horizonte de muitos -, a manutenção. Se tudo correr de feição no próximo domingo, frente ao União de Coimbra, e se os favoritos ganharem os seus jogos, então a equipa de Totá fica a dois pontos da linha de água. E a esperança está a renascer para os lados de Aguiar da Beira, como ficou demonstrado no jogo de São João de Ver. Uma partida que tem pouco para contar, já que se resumiu à grande determinação posta em campo pelos visitantes. O Aguiar aguentou bem a pressão dos locais nos primeiros 45 minutos, que só criaram duas grandes situações de apuro. Aos 19’, numa grande penalidade provocada por Filipe, que impediu a progressão de um adversário, mas Nogueira permitiu a defesa do guarda-redes, que adivinhou o local para onde a bola foi endereçada. Depois, aos 30’, em jogo corrido, centro de Rui Paulino com a bola a passar por toda a defesa e chegar ao isolado Nuno. Contudo, e só com Filipe pela frente, o avançado caiu no momento do remate e desperdiçou esta ocasião.
Já o Aguiar da Beira, que muito inteligentemente soube fazer no terreno o que o seu técnico pretendia, jogou muito bem, com a defesa impecável, o meio-campo a jogar recuado e com quatro avançados a surgirem quando a bola era retida por Zeca, a figura do jogo. Embora não tenham tido grandes oportunidades de golo no primeiro tempo, os atacantes aguiarenses deram muito que fazer à defesa caseira. Na segunda parte, a partida foi diferente, uma vez que o Aguiar passou a dominar e, aos 77’, obteve, com naturalidade, o merecido golo da vitória, marcado por Zeca. O avançado, que minutos antes já tinha dado um aviso sério aos locais ao rematar forte à trave, recebeu a bola de um companheiro e, de primeira, cabeceou com força, não dando hipótese de defesa a Vieira. Assistiu-se a uma boa partida de futebol, com a vitória a assentar muito bem ao Aguiar. A equipa de arbitragem de Braga, menos bem num ou outro ajuizamento em alguns lances, fez um bom trabalho.
Pedro Sousa