Arquivo

Agências para revitalizar centros urbanos

Potenciar o comércio local e contribuir para a requalificação das zonas históricas são prioridades para atrair mais turismo

Almeida, Fornos de Algodres, Guarda e Manteigas vão ter, a partir de Março, agências de promoção dos seus centros urbanos. Constituídas por um gestor urbano e um técnico, estas entidades, apresentadas pela Associação Comercial da Guarda (ACG) na última quinta-feira, em Almeida, destinam-se a revitalizar o comércio local e a renovar a caracterização visual e estética dos centros, com efectiva recuperação patrimonial. Para tal, vão ser preparados projectos e planos de acções, pré-definidos conjuntamente com os comerciantes, habitantes e proprietários locais.

Os gestores urbanos são Aristides Moreira (Fornos de Algodres), António Saraiva, director-executivo do PolisGuarda (Guarda), Paulo Manuel, vice-presidente da ACG (Almeida), e Gonçalo Poeta (Manteigas). «O objectivo é aumentar a taxa de habitabilidade nos centros urbanos e melhorar a qualidade de vida», sublinhou Paulo Manuel, desafiando autarquias, comerciantes e empresários a trabalhar «aquilo que nos diferencia do resto do país para cativar turistas e visitantes». Presentes na sessão, os autarcas queixaram-se da interioridade e do centralismo a que os seus municípios estão sujeitos, bem como da crise do comércio local e do abandono dos centros históricos. Mas sublinharam a importância de uma aposta sustentada no turismo de qualidade, na promoção do património histórico e no aproveitamento da proximidade com Espanha. Um alvo que António Baptista Ribeiro, edil de Almeida, quer cativar: «Os espanhóis têm que ser a nossa aposta forte, porque é um mercado com grande poder de compra», disse. Menos optimista está José Miranda. O presidente do município de Fornos de Algodres considera que as agências de promoção são «um desafio delicado e que exige grandes fundos, pois há falta de empreendorismo dos nossos comerciantes».

Já Virgílio Bento, vice-presidente da Câmara da Guarda, apontou três problemas que urge combater na cidade: «O envelhecimento da população, a degradação do centro histórico e a falta de investimento são as nossas preocupações principais», afirmou, considerando necessário promover, em conjunto, o património histórico da região. Por sua vez, José Manuel Cardoso, vice-presidente de Manteigas, apelou à sinergia de interesses e objectivos de todas as partes envolvidas neste programa. Quem está esperançado no trabalho das quatro agências é Jorge Godinho, presidente da ACG, embora se tenha recusado a revelar os montantes disponíveis para as quatro localidades. «Não são tão importantes de divulgar. O apoio financeiro existente para cumprirem o seu dever dá para um ano e meio», disse. Mais claro está a ser o processo em Trancoso. Liderado pela AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira, a coordenação e gestão do projecto de urbanismo da “cidade de Bandarra” está orçada em mais de 282 mil euros. Entretanto, já está na calha a agência para a promoção de Figueira de Castelo Rodrigo.

O que dizem os gestores

Aristides Moreira, gestor da Agência de Promoção para o centro urbano de Fornos de Algodres:

«As expectativas são as melhores perante a possibilidade de existência deste projecto. Pretende-se uma melhor gestão de espaços públicos, redinamizar a promoção cultural, potenciar uma das forças locais que é o Queijo da Serra, e, sobretudo, atrair o turismo. Tudo para que o turista que visita a serra tenha uma paragem em Fornos de Algodres. Esta fase é de optimização de estratégias. Temos reunido com agentes activos da região, do comércio, da cultura, entre outros. Formámos comissões de acompanhamento para que se crie um programa de actividades, adaptado à situação de Fornos de Algodres, e que resultará da opinião e participação dos agentes do concelho. Sobre a questão financeira, todas as informações devem ser dadas pela Associação Comercial da Guarda».

Paulo Manuel, gestor da Agência de Promoção para o centro urbano de Almeida:

«O primeiro grande objectivo é envolver todos os agentes económicos. Realizar um esforço concertado para tornar mais atractivo o centro urbano, orientado para o turismo, envolvendo toda a comunidade nesta causa. Pretende-se atrair investidores e novos empresários para os espaços disponíveis na zona histórica, tentando, simultâneamente, estimular o empreendorismo jovem.

Almeida quer marcar presença em feiras de turismo. A BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), a FITUR (Feira Internacional de Turismo) de Madrid e a INTUR (Feira Internacional de Turismo do Interior) de Valladolid são nossos objectivos. Estes primeiros três meses são de levantamento de informações e realização de reuniões. As acções concretas são para apresentar até Junho de 2008».

Gonçalo Poeta, gestor da Agência de Promoção para o centro urbano de Manteigas:

«É extemporâneo falar de objectivos específicos neste momento, pois ainda não estão reunidas as condições para o fazer. A UAC (Unidade de Acompanhamento e Coordenação) está aprovada mas ainda não é efectiva».

António Saraiva, gestor da Agência de Promoção para o centro urbano da Guarda: remeteu para mais tarde quaisquer declarações sobre o assunto.

Sobre o autor

Leave a Reply