Arquivo

AFACIDASE e ACBI apoiadas pelo programa EDP Solidária

Iniciativa da Fundação EDP tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida de populações fragilizadas através da inclusão social e do combate à pobreza

A AFACIDASE – Associação de Familiares e Amigos do Cidadão com Dificuldades de Adaptação da Serra da Estrela, sediada em Manteigas, e a Associação Cultural da Beira Interior (Covilhã) são duas das 27 instituições de solidariedade social que, em todo o país, vão ser apoiadas pela Fundação EDP no âmbito do programa EDP Solidária.

A AFACIDASE, que ajuda 60 deficientes naquele concelho e limítrofes, terá a sua rede elétrica remodelada, «o que lhe permitirá apoiar mais pessoas com deficiência, aumentar a produção de doçaria que mantém a instituição e promove a inserção dos jovens numa atividade produtiva», refere a fundação. Na sua oitava edição, o programa EDP Solidária que tem como eixo central a melhoria da qualidade de vida de populações fragilizadas através da inclusão social e do combate aos ciclos de pobreza. Atualmente, é um dos maiores programas de apoio ao terceiro sector em Portugal. Nesta edição candidataram-se 756 projetos, sendo que as iniciativas escolhidas foram selecionadas por um júri presidido por Francisco de la Fuente Sánchez, em representação da Fundação EDP, e constituído por Valente de Oliveira, Fernando Ruas, Pe. Jardim Gonçalves, Maria de Lurdes Rodrigues, João Lobo Antunes e Tomás Correia.

A maioria destas ações destinam-se a criar refeitórios e lavandarias sociais, lojas e cozinhas solidárias e banhos públicos, entre outros. Destacam-se também os projetos de apoio a crianças, idosos e deficientes, através de iniciativas como o Zéthoven (promovido pela Associação Cultural da Beira Interior), um táxi social adaptado às necessidades dos mais velhos e oficinas profissionais para estimular a empregabilidade de pessoas portadoras de deficiências.

Sobre o autor

Leave a Reply