Arquivo

ADM Estrela cria serviço de teleassistência a idosos

Sistema abrange 20 idosos numa fase inicial e deverá estar em funcionamento nos primeiros meses de 2013

A Associação de Desenvolvimento e Melhoramentos (ADM) Estrela prepara-se para implementar um serviço de teleassistência para idosos a partir do início do próximo ano.

O objetivo passa por «disponibilizar um serviço de apoio a idosos que se possam encontrar numa situação de isolamento e de maior fragilidade nas suas habitações», adiantou a O INTERIOR José Carlos Correia, coordenador do centro de formação da instituição guardense. Este serviço de teleassistência prevê a entrega de um telemóvel e de um aparelho de GPS aos idosos, de modo a que possam ser «apoiados e atendidos de forma urgente e eficaz, em qualquer eventualidade e em qualquer circunstância, bastando para isso acionar o equipamento», revela o responsável. Com este projeto, que «nasceu do contacto feito no apoio domiciliário» e da «preocupação com a solidão e a eventualidade de alguma emergência», os idosos «beneficiam de contacto direto e apoio garantido 24 horas por dia, durante todo o ano», continua o coordenador.

O processo passará pela própria ADM, que acionará os «apoios que se julguem necessários e justificáveis»; já fora do horário de expediente, a cobertura será assegurada por um «serviço contratualizado, que fornecerá primeiramente o apoio telefónico e posteriormente os necessários serviços», acrescenta o responsável. Para o efeito, «terá de ser criada uma rede de parceria com várias instituições», que «está neste momento a ser desenvolvida». O processo de adjudicação terminou recentemente, estando agora o serviço em fase de implementação. «Esperamos ter os idosos sinalizados em breve para procedermos à entrega dos equipamentos e testarmos também a eficácia de funcionamento do sistema», revelou José Carlos Correia, acrescentando que «durante o mês de janeiro, ou no máximo até fevereiro, esperamos ter o equipamento em pleno funcionamento».

Numa primeira fase, o projeto envolverá 20 idosos nos locais onde a associação presta apoio domiciliário (na cidade da Guarda e na zona de Vale de Estrela) «embora haja o objetivo de no futuro alargarmos o serviço a mais utentes», refere o coordenador.

Sobre o autor

Leave a Reply