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Adecco cria 250 postos de trabalho na Guarda

“Call center” ficará instalado no parque municipal após a adaptação de dois edifícios

A Adecco, líder mundial na prestação de serviços de gestão de recursos humanos, vai instalar na Guarda um Centro de Suporte a Clientes e Negócios até ao final do ano. O acordo assinado, na passada quinta-feira, com a autarquia implica a criação de 250 postos de trabalho.

A multinacional suíça tenciona investir mais de 800 mil euros no projecto, que se assemelha a um “call center” e funcionará em dois edifícios do parque municipal da cidade. «Havia várias alternativas, mas, em função da especificidade e da actividade desta empresa, achámos que este era o melhor local», justificou Joaquim Valente, adiantando que as obras de adaptação do pavilhão vão arrancar brevemente e serão custeadas pela autarquia. O custo dos trabalhos, da ordem dos 300 mil euros, será depois debitado à empresa sob a forma de renda. «A Guarda é capaz de atrair empresas numa altura em que a economia é o que é», acrescentou o presidente do município. Por sua vez, Paulo Canôa, director-geral da Adecco em Portugal, considerou que a Guarda oferece as «condições ideais» para este negócio.

«Fizemos um estudo sobre a população da Guarda, as suas qualificações, população empregada e desempregada, e entendemos que existem aqui características sociais e demográficas adequadas para conseguirmos rapidamente encontrar as pessoas adequadas. Depois, há também a possibilidade de actuarmos no mercado espanhol», adiantou. De resto, na Guarda, a Adecco, que está a comemorar 20 de actividade em Portugal, ficará instalada junto ao Centro de Emprego e Formação Profissional e a várias instituições de ensino. O centro, que deverá começar a funcionar no início de 2010, prestará serviços de “backoffice”, pós-venda ou cobrança, prospecção comercial e atendimento ao cliente para empresas de áreas como as telecomunicações e bancos, entre outras.

Segundo dados oficiais, a Adecco facturou 80 milhões de euros em 2008 e disponibilizou 20 mil oportunidades de emprego no ano passado. Presta serviços a empresas nacionais e multinacionais, empregando mais de 2.000 pessoas no nosso país e mais de 25 mil em todo o mundo. A Adecco Portugal tem uma rede de 28 agências e proporciona diariamente trabalho a mais de 8.000 pessoas, colocadas em cerca de 1.500 empresas clientes de vários sectores de actividade. Foi a primeira empresa do sector a obter a Certificação de Qualidade no âmbito da Actividade de Recrutamento e Selecção de Pessoal Temporário e Permanente. Em Maio de 2008, recebeu o Prémio Mind Leaders Awards, na categoria de Outsourcing e Trabalho Temporário, isto é, é «a primeira empresa de que os decisores se lembram quando precisam de recrutar pessoas», explicou Paulo Canôa.

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