Arquivo

Actividades no Parque Urbano do Rio Diz / 2009

O desenvolvimento dos aglomerados urbanos exige a constituição de estruturas verdes adequadas, que possibilitem a solução dos inúmeros problemas inerentes às necessidades das populações quanto a recreio, lazer, contacto e conhecimento da Natureza.

Considerando todos estes aspectos, é muito importante para a Guarda a existência deste Parque, que exerce grande atracção sobre os vários estratos populacionais (sociais e etários), beneficiando a sua formação física, cultural, mental, social e na ocupação sã dos tempos livres.

Para além do Parque Urbano do Rio Diz constituir um elemento fundamental da principal estrutura verde da cidade, é um centro de convívio, recreio, lazer e desporto livre da população, constituindo também um valor estético e urbano que enriquece a cidade da Guarda.

Neste sentido, o perfil do Parque visa a criação de um espaço público de lazer multifacetado, numa área particularmente carênciada neste tipo de equipamento. Assim, é vocacionado tanto ao contacto mais directo com a natureza, como à prática desportiva e lúdico-cultural.

Este espaço é constituído por 21 hectares de terreno, um espelho de água com 11 400 metros quadrados, parque infantil, zonas verdes, uma área de animação semi-coberta, cafetarias, etc.

Tal como se pode presentemente verificar, a estruturação geral do Parque Urbano do Rio Diz inspira-se nitidamente nas paisagens naturais.

A localização do Parque está favorecida por fáceis acessibilidades, dada a sua contiguidade e proximidade aos principais eixos rodoviários que ligam o centro cívico às periferias da área, tornando-se assim um parque com uma elevada importância para a população e para o enriquecimento dos espaços verdes da cidade.

Sobre o autor

Leave a Reply