P – O que o levou a candidatar-se à presidência da Associação Académica da Guarda?
R – Na direção anterior assumi as funções de vice-presidente, um cargo já a pensar no futuro. Deste modo, esta foi uma candidatura a pensar na continuidade do desenvolvimento do trabalho que tem vindo a ser produzido.
P – Quais as prioridades para este mandato?
R – As prioridades para este mandato passam por dar continuidade às boas relações com a presidência do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e os seus diferentes órgãos, tais como o Gabinete de Formação, Cultura e Desporto, a Copituna D’opidana, a Egitúnica, o Real Conselho de Veteranos e a Comissão de Praxe.
P – Quais os principais objetivos da sua candidatura?
R – Os principais objetivos da minha candidatura são defender as estruturas sociais dos estudantes, renegociar o valor da propina, promover o desporto, bem como melhorar a relação da cidade da Guarda com a comunidade IPG e a própria Associação Académica da Guarda.
P – Haverá contenção de custos nas próximas festas académicas?
R – Como já referi publicamente, teremos em atenção a atual conjuntura económica que o país atravessa, não caindo em tentações que nos podem prejudicar.
P – Como vê o futuro da instituição na cidade?
R – Sei que atravessamos momentos difíceis devido a vários problemas, tais como a pouca procura, o envelhecimento da região, entre outros. Mas acredito que com a união de esforços entre a AAG, o IPG e o poder político local, o futuro da instituição na cidade será garantido.
P – Qual a sua posição perante os cortes orçamentais anunciados pelo Governo para o ensino superior?
R – Estes cortes só vêm prejudicar cada vez mais os institutos politécnicos, de maneira em que muitos a partir do próximo ano irão atravessar muitas dificuldades, daí que entendo que deverão arranjar soluções para se manterem.
P – Quem são os vice-presidentes que compõem a sua direção?
R – O vice-presidente geral é Albino Gago, de Comunicação e Multimédia, sendo os vice-presidentes António Semedo, de Gestão, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão, André Barra, de Desporto, pela Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto e David Fernandes, de Enfermagem, pela Escola Superior de Saúde.