Arquivo

ACG quer fazer regressar guardenses ao mercado municipal

Uma feira de artesãos, um magusto e um arraial, uma prova de vinhos e workshops de cozinha e dança vão animar espaço durante o dia de sábado

A festa vai tomar conta do mercado municipal da Guarda no sábado. Durante todo o dia vão suceder-se os workshops de dança e cozinha, as provas de vinho, um magusto, uma feira de artesãos, um concurso de fotografia e um arraial de S. Martinho, tudo para atrair os guardenses e dinamizar um espaço comercial que já teve melhores dias.

«São atividades para as famílias com vista a tornar o mercado atrativo e potenciar o negócio de quem ali trabalha», afirma Miguel Alves, presidente da Associação Comercial da Guarda (ACG), entidade que organiza a iniciativa “Viva o Mercado!”. O evento, que custa dois mil euros, foi apresentado anteontem e destina-se a «colmatar o que tem faltado, como a dinamização do espaço e o hábito dos guardenses ali fazerem compras», acrescenta o dirigente. Por isso, as bancas estarão a funcionar até às 19 horas, altura em que terminam as atividades de animação programadas. A ideia surgiu após uma visita da direção da ACG ao espaço e para dar continuidade à “Feira Livre” ali promovida ocasionalmente por Virgínia Almeida, que conseguiu mobilizar 50 artesãos da cidade e da região com o apoio da Ideias.Guarda e do Mercado Aberto da Serra (MAS). De resto, estes participantes serão chamados a contribuir com donativos para A Casota e a QOASMI, as duas associações protetoras de animais da cidade.

Miguel Alves recorda que «o mercado precisa de obras e de uma reabilitação de fundo», mas, nesse dia, o interior do edifício terá uma caracterização diferente. Presente na conferência de imprensa, o vice-presidente da autarquia adiantou aos jornalistas que o executivo «ainda está a avaliar» o que é preciso fazer no edifício. «Vamos estudar as melhores soluções para a resolução deste e de outros problemas, mas precisamos de tempo», afirmou Carlos Chaves Monteiro, que elogiou a iniciativa da ACG. Como habitualmente, o mercado abre portas às 9 horas e as primeiras atividades começam pouco depois com a feira de artesãos, o concurso de fotografia – cujo vencedor vai receber um cabaz com produtos locais – e o espaço destinado aos mais pequenos. Pelas 11 horas acontece uma prova de vinhos de três produtores da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior e às 13h30 há um workshop de cozinha com o chefe do restaurante da Pensão Aliança. À tarde, estão agendados um workshop de dança e um arraial de S. Martinho. Durante todo o dia haverá castanhas para os visitantes.

Sobre o autor

Leave a Reply