Arquivo

ACERT dá vida ao elefante Salomão

Espetáculo de rua baseado no romance de José Saramago será estreado no dia 29 em Figueira de Castelo Rodrigo

A viagem do elefante Salomão, contada por José Saramago em 2008, vai ser recriada pelo Trigo Limpo – Teatro ACERT, de Tondela, num espetáculo de rua que será apresentado em várias localidades de Portugal e Espanha. A estreia está marcada para dia 29 em Figueira de Castelo Rodrigo.

Baseando-se no romance “A viagem do elefante”, onde o Prémio Nobel imaginou o percurso seguido, no século XVI, por Salomão a caminho de Viena, como prenda do rei D. João III ao seu primo o arquiduque da Áustria Maximiliano II, o ACERT criou um espetáculo em parceria com a Fundação José Saramago e coprodução musical com a Flor de Jara (Espanha) – a música é da autoria do cantor Luís Pastor. O paquiderme está a ser construído em Tondela, com madeira e vime, e depois de Figueira de Castelo Rodrigo vai fazer-se à estrada durante o verão com paragens em São João da Pesqueira, Pinhel, Sortelha (Sabugal), Fundão, Castelo Branco, Tondela, Lisboa e Madrid. A novidade deste projeto é que uma equipa fixa de atores e técnicos se deslocará a cada localidade para trabalhar e envolver a comunidade no espetáculo. Para tal, os interessados terão que se inscrever previamente nas autarquias de Figueira, Pinhel, Sabugal e Fundão.

Na conferência de imprensa de apresentação desta criação, José Rui Martins explicou que «cada espetáculo será diferente, não só porque os atores, na sua grande maioria, são diferentes», mas também porque integram grupos com grande identidade local, como os bombos de Lavacolhos no Fundão, as adufeiras de Monsanto em Castelo Branco e as concertinas de Figueira de Castelo Rodrigo. O espetáculo está orçado em 200 mil euros e tem o apoio da Direção Geral das Artes, da Câmara de Tondela e do Turismo Centro de Portugal.

Sobre o autor

Leave a Reply