Arquivo

Academias em festa com caloiros

Receção aos novos estudantes do IPG e UBI decorre nas próximas duas semanas com cortejos e vários concertos na Guarda e Covilhã

Os caloiros das academias da Guarda e Beira Interior estão em festa nas próximas duas semanas. A cidade mais alta dá o pontapé de saída na terça-feira, com um programa de seis noites cujos cabeças-de-cartaz são o brasileiro Doctor Silva e Quim Barreiros. Na Covilhã, a tradicional receção começa a 6 de novembro e contará, entre outros, com as atuações de Rui Veloso, Amor Electro e Mikkel Solnado.

A Semana do Caloiro da Guarda reparte-se pelo pavilhão do estádio municipal e pelo bar da Associação Académica até 6 de novembro. Este ano, os novos alunos do IPG foram carinhosamente batizados de “ornitorrincos”. Depois de uma primeira noite de ambientação no bar académico, a festa assenta arraiais no pavilhão do estádio municipal, por onde vão passar um festival de tunas do IPG (dia 2), um tributo a Bob Marley (dia 3), Doctor Silva (dia 4) e Quim Barreiros (dia 5). Desta vez, cada noite começa com uma banda local de garagem e termina com DJ’s, exceto na quarta-feira, quando o final está reservado para o organista Ângelo Brás. A festa termina no bar académico, com a habitual noite dos resistentes. Pelo meio, o desfile do caloiro acontece na tarde de dia 5 e o rali das tascas na quarta-feira, mas a organização, a cargo da AAG, agendou mais atividades diurnas como o almoço do caloiro e o caloiro bombeiro (dia 3).

A primeira destina-se a divulgar «a qualidade das cantinas do IPG e a promover o seu uso pelos estudantes, pois se querem que funcionem aos fins-de-semana têm que as frequentar», disse Marco Loureiro. «Os nossos estudantes podem ter ali uma refeição digna por 2,30 euros, o que é muito bem nos tempos que correm», acrescentou o presidente da AAG, que sublinhou que o serviço está «em risco» de fechar aos sábados e domingos. Já a segunda iniciativa consistirá numa tarde passada no quartel dos bombeiros da Guarda, que incluirá alguns exercícios práticos, numa ação de sensibilização para o voluntariado. As entradas para os concertos custam entre 5 e 8 euros (estudantes) ou 8 e 10 euros (não estudantes), enquanto o bilhete geral fica em 16 euros (sócios da AAG). O orçamento desta Semana ultrapassa os 55 mil euros.

Latada dia 9 na Covilhã

Pergaminhos é coisa que não falta à Receção ao Caloiro da UBI, tida como a maior festa da academia local. Entre 6 e 12 de novembro, os concertos estão marcados para o pavilhão da ANIL, numa organização da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). O evento começa com a tradicional serenata no Calvário com um grupo de fados da Covilhã. No dia seguinte realiza-se o esperado arraial da cerveja e no resto da semana há concertos e DJ’s. Os Prana (dia 8), festival de tunas da UBI (dia 9), Klepht (dia 10), Mikkel Solnado e Amor Electro (dia 11) e Rui Veloso (dia 12) são os principais destaques de um cartaz onde consta ainda a atuação do DJ Fernando Alvim no dia 11. O ponto alto da receção é a tradicional Latada, o cortejo dos caloiros, que está agendada para a tarde de dia 9. O preço dos bilhetes varia consoante o programa – a noite das tunas tem o mais barato e a de Rui Veloso o mais caro. A organização disponibiliza ainda bilhetes gerais a 25 (sócio AAUBI), 35 (não sócio) e 40 euros (não estudante).

O “batismo” dos caloiros está marcado para 5 de novembro na Guarda

Academias em festa com caloiros

Sobre o autor

Leave a Reply