No Instituto Politécnico da Guarda (IPG) decorreu, no passado dia 7 de Maio, uma ação de formação sobre “Orientação Vocacional e Abandono Escolar”.
Esta ação foi orientada pela Drª Maria Álvares (CIES do IUL) cuja intervenção incidiu sobre “Abandono Escolar Precoce: políticas e práticas”.
“Há aqui um conjunto de fatores que tornam este assunto essencial”, referiu-nos Maria Álvares. “No nosso estudo procurámos não só ter em conta aquilo que são as variáveis de contexto, as variáveis sócio económicas – que sabemos serem muito importantes para explicar o abandono, o desemprego dos pais – mas procurámos igualmente ter em conta o que são variáveis de escola; ou seja qual é o impacto da escola e o que a escola pode fazer para resolver este problema”.
Maria Álvares acrescentou que, para além desta componente, é considerada uma terceira que passou pela identificação de boas práticas desenvolvidas algures no país e as quais se possam replicar noutras escolas para tentar resolver o problema”.
Esta investigadora considerou que o distrito da Guarda é muito relevante pelo facto de demonstrar claramente o efeito das variáveis de contexto.
“A Guarda é um distrito que tem diferenças muito grandes entre os concelhos, no que diz respeito ao abandono. Há concelhos da Guarda com taxas de abandono acima da média nacional, e com alguns problemas de abandono relativamente graves, enquanto a cidade da Guarda tem taxas abaixo da média nacional”.