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A25 liga Vilar Formoso a Fornos até final deste mês

Automobilistas já não passam na fatídica subida do Alvendre

No final deste mês já será possível circular sempre em auto-estrada desde Vilar Formoso até Fornos de Algodres. Os trabalhos de duplicação do IP5 no distrito da Guarda vão ficar concluídos dentro do prazo estabelecido, garante o grupo Aenor, numa altura que os automobilistas já não passam pela fatídica subida do Alvendre. A A25, entre a fronteira e Albergaria-a-Velha, deverá ficar pronta em Setembro.

Desde a semana passada que ir da Guarda a Celorico da Beira, por exemplo, já se faz por um percurso bem mais agradável do que aquele que, neste caso, a descida do Alvendre oferecia com todo o perigo inerente e que provocou um número elevado de acidentes nos últimos anos. De facto, já se transita num circuito mais “suave” e que, embora ainda não esteja todo em perfil de auto-estrada, oferece mais segurança aos automobilistas. O grupo Aenor, responsável pela Concessão Beiras Litoral e Alta, adianta que o tráfego do lanço do IP5 entre o nó de Porto da Carne e a Guarda, mais conhecido por subida do Alvendre, foi «basculado para o novo traçado da A25, em fase de obra, para permitir a execução de um novo nó de ligação entre a A25 e o actual traçado do IP5, nas proximidades do rio Mondego, designado por Nó de Ratoeira Nascente». Quanto ao futuro, a subida do Alvendre ficará ligada à A25 nesse novo nó situado «no início da subida e à Estrada Municipal na zona do Alvendre», acrescenta a Aenor. A reabertura ao tráfego do lanço do IP5 entre o Porto da Carne e a Guarda terá lugar «logo que concluído o Nó de Ratoeira Nascente e a ligação à Estrada Municipal no Alvendre», o que está previsto para o final deste mês.

Os habitantes de localidades como o Porto da Carne ou Vila Cortês do Mondego poderão ter acesso ao actual troço do IP5 através do Nó de Porto da Carne, como acontece actualmente, ou pelo novo Nó de Ratoeira Nascente. Os sublanços Mangualde/Fornos de Algodres/Ratoeira Nascente/Guarda, num total de 58 quilómetros, ficarão concluídos até 30 de Junho, assegura a concessionária. De referir que entre a Guarda e a Ratoeira vai nascer uma saída com a designação de Sobral da Serra e Açores, que ainda não está aberta ao tráfego. Os prazos inicialmente previstos para a duplicação do IP5 «têm sido cumpridos», não havendo atrasos a registar nos prazos de execução. Houve apenas um «reajustamento do prazo no sublanço Boa Aldeia/Viseu, com a extensão de 21 quilómetros, por a obra se ter iniciado mais tarde que o previsto», pelo que a conclusão da totalidade da auto-estrada está prevista para 30 de Setembro. Recorde-se que a construção da A25 teve início em Julho de 2003, encontrando-se já em serviço os troços entre o nó de Albergaria-a-Velha da A1/IC2 (cinco quilómetros), Albergaria/Boa Aldeia (45), Fornos/Celorico (12), aberto em Fevereiro deste ano, e Guarda/Vilar Formoso (34), perfazendo um total de 96 quilómetros. O investimento em construção previsto para o total da concessão é de cerca de 704 milhões de euros.

Ricardo Cordeiro

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