Arquivo

A viagem à Índia de António Chainho

Mestre da guitarra portuguesa actua sábado no TMG com a fadista Isabel de Noronha, Rão Kyao e a cantora indiana Sónia Shirsat

O TMG está incluído na digressão de ante-estreia do novo disco do guitarrista António Chainho, intitulado“Lisgoa”. O projecto “Viagem à Índia” resulta do encontro da guitarra portuguesa com instrumentos e sonoridades orientais. No espectáculo de sábado à noite, o mestre actua com o músico Rão Kyao, a fadista Isabel de Noronha e a cantora indiana Sónia Shirsat.

António Chainho (1938) é um dos mais conceituados guitarristas portugueses, que, ao destacar a guitarra do fado e aliar a tradição à modernidade, vai desenvolvendo experiências com novas e diferentes tendências. A sua carreira tem-se pautado por uma intensa procura e criação de uma nova música que, partindo do fado, valorize a guitarra portuguesa. Este último trabalho é a prova da sua paixão por outras culturas e influências. Com um repertório cuidadosamente escolhido, mestre Chainho vai apresentar temas especialmente arranjados para estes espectáculos, onde a guitarra portuguesa se funde com instrumentos indianos, para além de temas inéditos que farão parte de “Lisgoa”, o novo álbum com edição prevista para Outubro.

Seis anos depois do seu último disco, o músico regressa aos palcos com uma “Viagem à Índia” onde explora as sonoridades especiais daquela zona do globo e os conjuga com o trinar da guitarra portuguesa e a voz de Isabel de Noronha, que o vem acompanhando há mais de três anos. De resto, a fadista interpretará um duo com Sónia Shirsat neste concerto agendado para o grande auditório, que será também um regresso à Guarda de Carlos Barreto Xavier. Oriundo de uma família originária de Goa, o músico, que assume a direcção musical deste projecto, viveu e estudou na cidade, onde integrou diversos projectos e grupos. O espectáculo é uma co-produção entre o TMG a empresa Ghude.

A viagem à Índia de António Chainho

Sobre o autor

Leave a Reply