Arquivo

A toda a velocidade pelas ruas da Guarda

Centro histórico recebe a 15 de Março prova de “downhill urbano” pontuável para a Taça de Portugal

A adrenalina vai circular por várias ruas do centro histórico da Guarda a 15 de Março, por ocasião da primeira edição do “downhill urbano”, prova que assinala o arranque da Taça de Portugal e do Troféu DHX Vodafone desta modalidade radical. Cerca de 200 participantes são esperados pela organização, a cargo do Clube Escape Livre e da Geapro – Actividades Desportivas e de Lazer, com o apoio da Câmara e da Agência para a Promoção da Guarda.

O percurso tem uma extensão de 1.112 metros, entre a Torre de Menagem e a Avenida Monsenhor Mendes do Carmo, onde ficará a meta. Pelo meio, haverá obstáculos artificiais (Praça Velha), escadarias e vários níveis de descida que os pilotos terão que ultrapassar a todo o gás. De acordo com a organização, o traçado escolhido é «bastante exigente, misturando zonas muito rápidas com outras de grande técnica». Vítor Santos, vereador com o pelouro do Desporto na autarquia, considera que a prova constitui «mais um grande desafio» para a Guarda, sendo um evento que reúne «todas as condições ter sucesso, tanto a nível da visibilidade, como da participação dos pilotos». O mesmo pensa Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, para quem apenas a adesão do público permanece «uma incógnita». Já António Saraiva, da Agência para a Promoção da Guarda, salientou a importância de um desporto recente que cativa muitos interesses, «para além de se desenvolver em pleno centro urbano».

O evento está orçado em cerca de 15 mil euros, suportados maioritariamente pela Câmara e a Agência para a Promoção da Guarda (ambas com sete mil euros cada). A jornada começa pelas 8h30 com um reconhecimento sem bicicleta, seguindo-se, meia hora depois, a primeira sessão de treinos. A segunda realiza-se às 11h15. A primeira manga começa às 13h30 e a segunda às 16 horas, sendo apenas contabilizada a melhor descida de cada piloto para efeitos de classificação final. Os atletas estarão divididos nas categorias de federados e não federados, sendo aguardado com muita expectativa o “duelo” entre Cláudio Loureiro, vencedor da Taça de Portugal e do Nacional em 2007, e Emanuel Pombo, vencedor de três das seis provas do ano passado. No sector feminino, Áurea Agostinho é a grande favorita. A competição está também aberta a concorrentes não federados, havendo uma classificação específica para os concorrentes do concelho da Guarda.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply