Arquivo

À procura de novos talentos

Inês Monteiro coordena Escola de Atletismo da Guarda destinada aos alunos do primeiro ciclo

Foi apresentada esta semana a Escola de Atletismo da Guarda, um projecto promovido pela autarquia com a coordenação técnica de Inês Monteiro. As crianças das escolas do 1º ciclo da cidade mais alta são o público-alvo desta iniciativa que pretende dar a conhecer aos mais pequenos as diversas disciplinas da modalidade.

«O atletismo não é só correr, também tem os lançamentos, os saltos… É isso que eu lhes vou ensinar», realça Inês Monteiro, que ambiciona que as crianças optem por esta modalidade «como fazem» com o futebol, a natação ou o judo. O objectivo da Escola é «contribuir para o desporto da cidade e, se possível, formar novos talentos que possam crescer e continuar na Guarda, mesmo depois de seniores», revelou, contrapondo o seu caso pessoal, já que a atleta foi obrigada a sair da sua terra natal para prosseguir a carreira. «Espero contribuir para que o atletismo possa renascer na cidade, pois agora está um pouco morto», sublinhou. Numa primeira fase, cada escola fará uma média de quatro deslocações ao Estádio Municipal para participar nas actividades da Escola de Atletismo, enquadradas no projecto de enriquecimento curricular, na actividade física e desportiva. Posteriormente, as crianças que gostarem das diversas disciplinas do atletismo poderão ter aulas, das 18 às 19 horas, três vezes por semana, e fazer competição.

Por enquanto não há qualquer número limite para a inscrição neste horário, uma vez que tudo depende da adesão ao projecto. No entanto, Inês Monteiro salienta que «nem todos os que vão praticar terão talento para serem grandes atletas, mas o importante é pôr as crianças a mexer», acredita. De resto, a ideia não é fazer os atletas praticarem atletismo federado, até porque a Escola apenas vai “trabalhar” com crianças até aos 12 anos, uma idade demasiado prematura para se iniciar uma carreira, sob pena dos jovens chegarem aos 20 «já em saturação», avisa. O vereador do Desporto na Câmara da Guarda também partilha desta opinião: «Criamos escolas de formação para os clubes e associações lhes darem depois sequência», sublinhou. Vítor Santos adiantou ainda que os contactos com Inês Monteiro começaram «há mais de meio ano», porque a autarquia «devia e tinha a obrigação de tirar partido do carisma da Inês Monteiro como atleta internacional de alta competição». Entretanto, a Câmara investiu três mil euros em novos equipamentos para a prática do atletismo.

Novo espaço para associações

A apresentação da Escola de Atletismo foi realizada no piso zero do Estádio Municipal, numa sala que funcionou até há bem pouco tempo como armazém. Após alguns trabalhos de limpeza, a autarquia disponibilizou aquele espaço para as sedes de diversas colectividades e associações desportivas da cidade. Guarda 2000, Estrelas da Guarda, Associações de Judo e de Voleibol, Clube Automóvel da Guarda e Guarda Desportiva são alguns dos organismos contemplados. «Trata-se de um novo modelo de gestão, porque estes organismos vão trabalhar e gerir este espaço em conjunto, desde o atendimento personalizado ao pagamento da água, telefone e luz», explicou Vítor Santos.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply