P – Como surgiu a empresa Moisés & Filhos, Lda?
R – A empresa Moisés & Filhos, Lda, foi constituída em Julho de 1999, é uma empresa familiar que tem como sócios o meu pai, eu e os meus irmãos sendo a gerência constituída por mim e pelo meu pai, Fernando Moisés.
Inicialmente começámos com a abertura do posto de abastecimento em Freches, tendo ao fim de 2 anos de existência diversificado a actividade com a entrega ao domicílio de gasóleo para aquecimento.
Aproveitando a localização junto à Estrada Nacional 102, alargámos a actividade ao comércio de automóveis usados e maquinaria agrícola.
No inicio aparecíamos com a imagem Moisés & Filhos, em que os combustíveis eram adquiridos à BP Portuguesa. Após 4 anos de actividade e, continuando a manter a imagem Moisés & Filhos, Lda, foi estabelecida uma parceria com a Redil, que é actualmente quem nos fornece os combustíveis.
P – A vossa actividade está portanto relacionada com a comercialização de combustíveis?
R – Sim, a actividade principal da nossa empresa consiste na revenda de combustíveis através da exploração de um posto de combustível em Freches. Para além disso, comercializamos também gasóleo de aquecimento com entrega ao domicílio. Como actividade secundária comercializamos veículos usados e maquinaria agrícola. Junto ao posto de combustível, está também associado um bar, o que é normal neste tipo de actividade.
P – Qual a origem dos seus clientes?
R – Os nossos clientes são, sobretudo, da região, nomeadamente de Freches e das localidades vizinhas, bem como, todos aqueles que circulam na Estrada Nacional 102.
Para além dos particulares, temos também como clientes, várias IPSS da região para as quais fornecemos gasóleo de aquecimento.
P – Havendo vários postos de combustíveis em localidades vizinhas como Trancoso e Celorico Gare, por exemplo, o que vos diferencia da concorrência?
R – A nossa mais valia é a simpatia e a disponibilidade de todos os nossos colaboradores no atendimento aos nossos clientes.
Também no que se refere à entrega ao domicilio do gasóleo para aquecimento, diferenciamo-nos da concorrência por termos um serviço de proximidade e de grande rapidez, entregando o gasóleo a qualquer hora e em qualquer dia da semana.
P – Valeu a pena a criação deste negócio?
R – Sem dúvida, até porque para além do negócio que permitiu ao longo de mais de 10 anos de existência, a criação de 4 postos de trabalho permanentes, o que é bom numa região em que existe escassez de emprego, foi e é também muito gratificante o contacto com os clientes, pois criaram-se relações de conhecimento e amizade que ficam para o futuro.
P – Até ao final deste ano prevê-se a abertura da auto estrada Douro Superior. Como encara esta situação?
R – Como empresário, tenho que encarar a abertura desta Auto Estrada, como uma oportunidade e não como uma ameaça…vamos ver o que o futuro nos reserva…
P – E no actual contexto de crise, como encara o futuro da vossa empresa?
R – Após 10 anos de existência, temos um leque de clientes já fidelizados com boas condições de fornecimento, que nos permite pensar que o actual contexto de crise não será um problema, embora o objectivo seja cada vez mais angariar clientes e deixa-los satisfeitos com os nossos serviços e produtos.