Arquivo

A neve é o aliado da Expo Estrela

Deolinda e Rita Redshoes em destaque na edição deste ano da mostra de atividades de Manteigas, que conta com 60 expositores

No “coração” da Serra da Estrela, a neve é o ingrediente mais desejado para contribuir para o êxito da 18ª edição da Expo Estrela, que se realiza de 4 a 8 de Março. «Só assim haverá muita gente na Serra e, consequentemente, em Manteigas», deseja o autarca local.

Esmeraldo Carvalhinho lamenta que o seu concelho perca visitantes cada vez que se fala em estradas cortadas pelos nevões, pelo que garante que «a Manteigas vem-se perfeitamente mesmo com muita neve e até se pode esquiar no Skiparque de Sameiro quando as pistas da Torre estão encerradas». A única contrariedade continua a ser a estrada EN338 até aos Piornos e à EN339, que liga Seia à Covilhã, através do maciço central. «Permanece fechada ao trânsito de pesados de passageiros, o que não é benéfico para a vila», critica, aludindo a um fluxo turístico «protegido, privilegiado» com este estado de coisas. «Não queremos nenhuma auto-estrada, mas tão só a comodidade que têm outras vias», refere o edil manteiguense, segundo o qual a Estradas de Portugal tem um projeto de requalificação pronto que prevê cerca de um quilómetro de zonas de entrecruzamento em toda a extensão da estrada cavada numa das encostas do Vale Glaciar do Zêzere. «Brevemente haverá uma reunião com as entidades responsáveis para decidir o que fazer», revela o autarca.

Até lá, está aí mais uma Expo Estrela, onde vão primar os produtos regionais, o artesanato, a gastronomia, os serviços, o comércio e a indústria do concelho, além de muita animação. Este ano, o início da feira coincide com o feriado municipal, pelo que a festa ganha outro significado. Com 60 expositores, o certame pretende ser a montra do que se faz bem no concelho serrano. Mas também daquilo que o distingue no contexto regional, nomeadamente as suas condições naturais ímpares para a prática de desportos radicais e de natureza. «Este é o nosso principal ativo para o desenvolvimento do município, que este ano será a capital do BTT, com inúmeras provas nacionais, mas também pelos seus 200 quilómetros de trilhos pedestres e por acolher no Verão o Open Nórdico de parapente. Temos características únicas que têm que ser aproveitadas em termos económicos», disse.

O programa de animação da Expo Estrela, cujo orçamento ronda os 80 mil euros, destaca este ano os concertos dos Deolinda (dia 5), de Rita Redshoes (dia 7) e de um tributo aos The Shadows pelos Shadoogie. Haverá ainda actuações das filarmónicas e DJ’s locais, das fanfarras Sacabuxa e NemFáNemFum, além de uma prova de queijo da Serra e do tradicional desfile carnavalesco no dia 8. Será também inaugurada uma exposição coletiva de pintores manteiguenses, patente no Centro Cívico, enquanto onze restaurantes da vila participam na habitual rota gastronómica servindo ementas típicas de Manteigas durante o certame.

Luis Martins «A Manteigas vem-se perfeitamente mesmo com muita neve», garante Esmeraldo Carvalhinho

A neve é o aliado da Expo Estrela

Sobre o autor

Leave a Reply