Arquivo

A feira de S. João são três dias na Guarda

Música, cinema, gastronomia, artesanato, produtos tradicionais e típicos, arraial e fogueira de rosmaninhos ocupam centro da cidade a partir de sábado

Produtos tradicionais e típicos, artesanato, tasquinhas e muita música vão invadir o Largo de João de Deus, o pátio traseiro do museu e os claustros do Paço da Cultura entre sábado e segunda-feira, na Guarda, por ocasião da Feira de S. João.

Também não faltará a tradicional fogueira de rosmaninho e bela-luz, a queima da boneca e o baile no domingo à noite, abrilhantado pela acordeonista Carla Nunes. Em termos de gastronomia, além das sardinhas assadas haverá o incontornável caldo de grão, o caldo verde, a carne assada na brasa e as deliciosas enguias servidas em espetada, uma iguaria típica deste dia. Na animação, o cartaz inclui sessões de cinema mudo no pátio traseiro do Museu da Guarda, onde todas as noites serão exibidos filmes dos mestres Buster Keaton e Charlie Chaplin, e atuações de ranchos, grupos de concertinas, de bombos, de cantares, tunas, fanfarras e até uma banda filarmónica (de Famalicão). Durante a feira as exposições patentes no museu e no Paço da Cultura vão estar abertas ao público até à meia-noite, enquanto nos claustros do Paço decorrerá a “Feirinha da Tralha” onde serão vendidos livros, postais, discos, roupa, quadros e muitos outros objetos em segunda mão. O evento é organizado pela Culturguarda para a Câmara da Guarda com a participação de grande parte das coletividades do concelho.

Sobre o autor

Leave a Reply