Arquivo

À conversa com o Presidente

Alunos do PIEF visitaram Palácio de Belém e almoçaram com Jorge Sampaio

Quinze jovens a frequentar actualmente o Plano Integrado de Educação e Formação (PIEF) na Guarda estiveram na passada quinta-feira no Palácio de Belém a convite do Presidente da República. Jorge Sampaio quis conhecer, juntamente com professores e alunos, as conclusões do primeiro PIEF, uma conversa informal que se traduziu num «balanço positivo e gratificante», segundo Liliana Silva, coordenadora do projecto desde 2002. «O facto do presidente nos receber na sua casa e ter sempre mostrado interesse pelo acompanhamento do nosso trabalho foi muito gratificante», acrescenta.

Esta ida a Lisboa foi o culminar de um trabalho de equipa que se salda com balanço positivo e que pode, segundo a coordenadora, contribuir para que «o país veja que ainda há casos de sucesso dentro do abandono escolar». De referir que após um ano de aplicação do Plano Integrado de Educação e Formação a taxa de abandono foi bastante reduzida e o sucesso escolar já ultrapassa os 50 por cento na Guarda. Jorge Sampaio aproveitou esta oportunidade para relembrar que «é possível fazer com que os jovens do interior não se percam, através de programas especializados», alertando, contudo, para as «necessárias adaptações nos currículos». Liliana Silva considera que são necessárias «várias iniciativas como esta, que envolvam várias parcerias, para que mais crianças e jovens possam ser ajudados». Mas este é um desafio diário que se tem deparado com muitas barreiras, «desde cativar os alunos a voltarem à escola até convencer as famílias dos benefícios deste regresso, passando pelos apoios que nem sempre temos», exemplifica, receando que por todas estas razões o PIEF «só vai permanecer nas escolas por mais dois anos». Entretanto, Jorge Sampaio, já anunciou que vai dedicar uma semana aos temas da educação, nomeadamente os relacionados com o ensino básico. O objectivo é «chamar a atenção para a necessidade do combate ao abandono escolar e do cumprimento da escolaridade obrigatória». A iniciativa terá por nome “Jornada da Educação” e vai ser integrada no âmbito das comemorações dos 30 anos do 25 de Abril.

O 3º ciclo do PIEF arrancou em Novembro com 15 jovens, 12 rapazes a frequentar um curso de Mecânica Auto e 3 raparigas um curso de Costura, e «já está a ser um sucesso para nós», garante a coordenadora, e que em muito têm contribuído as reuniões semanais dos professores, «os nossos encontros tem possibilitado uma articulação eficaz entre os conteúdos programáticos e os desejos dos alunos». O programa educativo é semelhante ao programa anterior, sofre uma pequena alteração na componente sócio-profissional, com a introdução das áreas de formação em Mecânica Auto e Costura que vão ser leccionadas em colaboração com o IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional). Para além das EB´s 2,3 de Santa Clara, S.Miguel e da Sequeira, juntam-se agora ao PIEF a escolas secundárias da Sé e Afonso de Albuquerque. A segunda fase deste projecto termina em Julho de 2005. Uma iniciativa que nasceu em finais de Outubro de 2002, aquando da Presidência Aberta do distrito e que “comprometeu” o presidente Jorge Sampaio a «ajudar os jovens a ir mais longe no sistema educativo», jovens que na sua grande maioria se debatem com problemas familiares, com a necessidade de ajudar no trabalho do campo ou que não conseguem ter o acesso devido às escolas.

Marisa Morais

Sobre o autor

Leave a Reply