Há momentos nas nossas escolas que devem ser registados a fim de fazerem parte integrante de memórias futuras. Falamos do caso concreto de uma atividade de expressão plástica que teve por base uma aguarela da autoria do ilustre escultor e pintor Manuel Portugal, a desempenhar funções de Diretor no Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira.
De realçar que perante uma réplica do simpático rosto de Micas, uma aguarela entre as mais de duzentas que completam as cenas numa Curta Metragem, também da sua autoria, foi dada a oportunidade aos alunos, em sala de aula, de a laborarem livremente com diferentes materiais.
Daí resultaram vários trabalhos que integraram todas as Áreas de Conteúdo e despertaram um interesse global sobre a Arte que o Dr Manuel Portugal faz despontar e crescer, levando-nos a fazer algumas pesquisas sobre o seu trabalho, o qual ficamos de imediato a admirar.
Do que nos foi dado saber este artista tem dado vida a inúmeras peças, desde a pintura à escultura, relatando-nos que admira sobremaneira Leonard Da Vinci e que é nele que, em muitos casos, se inspira. Não admira que tal como o Mestre seja referenciado pela sua criatividade e engenhosidade.
A sua ultima criação é uma peça intitulada os Miseráveis, que se adivinha ser o Homem de uma sociedade embebida na ausência de valores.
Queremos acreditar que num futuro próximo possamos ver, publicamente, o seu espolio e o seu nome reconhecido entre os grandes nomes que marcam a Arte na atualidade.
Luísa Gonçalves, Elisa de Matos e Elizabete Dente