Arquivo

380 mil euros para investir de imediato na Panasqueira

Almonty LCC é desde ontem a accionista maioritária do complexo mineiro

A Bolsa de Valores Canadiana aprovou a compra dos 49,09 por cento das acções das Minas da Panasqueira pela empresa americana Almonty LLC, que assinou ontem o contrato definitivo do negócio. Com esta formalidade, o complexo, explorado pela Beralt Tin & Wolfram (BTW), deverá ter «dentro de dias, cerca de 380 mil euros para investir no desenvolvimento da mina», adianta o administrador-geral da empresa, Fernando Vitorino.

Abrir novas galerias e explorar novos filões de minério em níveis mais baixos do subsolo são as prioridades da empresa, que já encetou negociações para a compra de mais duas máquinas “low-pofile”, nomeadamente uma pá carregadora e uma perfuradora, para garantir a continuidade da mina. Com esta maquinaria, a empresa poderá explorar os níveis II e III e sondar a existência de tungsténio em zonas ainda não exploradas. O novo investidor, que passa a ser o accionista maioritário do grupo que detém a BTW, possibilita ainda a contratação de mais trabalhadores para manter ou aumentar o ritmo de produção, que em Janeiro passado atingiu as 165 toneladas de tungsténio extraído, vendidos essencialmente para os EUA, Reino Unido, Espanha e Japão. «Abrem-se novas oportunidades e um futuro mais risonho para a empresa», salienta Fernando Vitorino, ao recordar a crise que quase levou ao encerramento das Minas da Panasqueira no ano passado.

A assinatura do contrato é também um «alívio» para aquele responsável, que confessa ter estado «receoso» com a desistência do accionista devido à greve dos trabalhadores no passado dia 15 – que rondou os 90 por cento – e perante um novo aviso de paralisação marcado para 28 deste mês. Fernando Vitorino espera que os trabalhadores desistam da greve, adiantando a “O Interior” ter já uma reunião marcada com o sindicato para apelar à suspensão da acção, até porque cabe ao novo dono «tomar decisões quanto aos aumentos salariais». Até lá, os mineiros apenas terão que esperar pelo mês de Julho para voltar a negociar os aumentos com a Almonty LCC. A empresa americana tornou-se accionista maioritária das Minas da Panasqueira ao adquirir os 40 por cento das acções do grupo canadiano Avocet (3,4 milhões de euros), mais 9,09 por cento (340 mil euros) do grupo Primary Metal’s, que detém o controlo da BTW. No contrato de intenções assinado em Fevereiro, tinha ficado ainda acordado que os 6,5 milhões de euros investidos pela Avocet – até Abril de 2003 – serão reconvertidos em capital da empresa, deixando assim de ser passivo. As Minas da Panasqueira empregam actualmente 212 trabalhadores e, até 1993, foram as únicas minas de tungsténio da União Europeia em laboração.

Sobre o autor

Leave a Reply