Arquivo

37 participantes do distrito da Guarda continuam em jogo

Vem aí a segunda fase do Campeonato Nacional da Língua Portuguesa

A segunda fase do Campeonato Nacional da Língua Portuguesa vai começar e os mais de três mil participantes já receberam em casa o segundo teste do concurso. No distrito da Guarda foram apurados na primeira fase 37 concorrentes, todos individuais, já que nenhuma escola passou à segunda fase. Agora basta responder correctamente às questões do segundo teste, conforme o escalão etário, e enviar de novo para o júri do Campeonato da Língua Portuguesa.

«Trata-se de uma iniciativa inédita em Portugal, inspirada na defesa e bom uso, bem como no gosto pela Língua Portuguesa», refere Mónica Balsemão, responsável pela iniciativa e coordenadora de grandes projectos do “Expresso”. Ao aproximar-se da meta final, a responsável congratula-se com o «sucesso que já constitui esta iniciativa», cujos resultados estão à vista. O número total de testes recebidos – 16.382 – corresponde a uma taxa de resposta da ordem dos cinco por cento, sendo que 3.192 concorrentes ficaram apurados para a segunda fase e destes, cujos nomes constam da lista disponível, 37 pertencem ao distrito da Guarda. Tal como se verificou no resto do país, também no distrito da Guarda os participantes apurados são predominantemente do sexo feminino (67,6 por cento) e menores de 15 anos, inclusive, (89 por cento), o que traduz também a expressividade da participação escolar no Campeonato Nacional da Língua Portuguesa. Segundo a análise elaborada pela Sociedade Portuguesa de Informação Económica (SPIE), também o distrito de Castelo Branco teve uma participação semelhante ao da Guarda, pois ambos tiveram uma adesão de 1,2 por cento.

Trata-se de mais um passo no caminho para a Final Nacional, que terá lugar a 12 de Fevereiro de 2005, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com transmissão em directo pela SIC Notícias, e constará de duas provas: um questionário de múltipla escolha e um ditado. Os vencedores receberão prémios de carácter didáctico oferecidos pela Porto Editora. Recorde-se que a SIC Notícias, o “Expresso” e o “Jornal de Letras” são os promotores do Campeonato Nacional da Língua Portuguesa. Um concurso que conta também com a participação dos 17 jornais regionais que constituem a parceria da Rede Expresso, incluindo o jornal “O Interior”. Para concorrer bastava ser residente no território nacional, não havendo sequer um limite máximo nem mínimo de idade. O único requisito exigido era saber ler e escrever português. O BPI é o patrocinador exclusivo do Campeonato, uma iniciativa cujo mérito e interesse público foram reconhecidos pelos Ministérios da Educação e da Cultura. A Comissão de Honra do Júri é presidida por Francisco Pinto Balsemão (Presidente do Grupo Impresa) e vice-presidida por Artur Santos Silva (Presidente do Conselho de Administração do Banco BPI), e integra também Rui Vilar (Presidente da Fundação Gulbenkian), Guilherme d`Oliveira Martins (Presidente do Centro Nacional de Cultura), Maria do Carmo Seabra (Ministra da Educação), Maria João Bustorff (Ministra da Cultura), Simonetta Luz Afonso (presidente do Instituto Camões) e Vasco Teixeira (administrador da Porto Editora). Para além desta Comissão, o Júri do Campeonato Nacional da Língua Portuguesa é constituído por uma Comissão Consultiva (de que fazem parte: Diogo Pires, Edite Estrela, Eduardo Prado Coelho, Fernando Dacosta, Manuel Alegre, Vasco Graça Moura, e outros) e por uma Comissão Técnico-Científica (António Osório, Luísa Mellid-Franco, entre outros).

Patrícia Correia

Sobre o autor

Leave a Reply