Arquivo

27 milhões para estradas do distrito

Beneficiação da ligação Guarda-Pinhel orçada em mais de 15 milhões de euros

De uma assentada, o secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas pôs a concurso várias obras de requalificação de estradas nacionais e municipais em Pinhel, Almeida e Manteigas. Entre sexta e sábado, Jorge Costa ratificou empreendimentos num valor total aproximado de 27 milhões de euros. A beneficiação da EN 221, entre Pinhel e Guarda, é a obra que vai levar a maior fatia deste montante.

O preço base do concurso é superior a 15 milhões de euros, mas o valor previsto das expropriações ascende aos 740 mil euros. A empreitada vai consistir na melhoria de aproximadamente 21 quilómetros de um troço que registou 45 acidentes em 2004, dos quais resultaram dois mortos e três feridos graves. A obra inclui o alargamento substancial da via, a plantação de 782 árvores e a construção de variantes à Rapoula, Gouveias e Freixedas. Para além desta intervenção, a empresa Estradas de Portugal vai rectificar várias estradas municipais do concelho, num investimento total de três milhões de euros. António Ruas ficou bastante agradado com estas “prendas” e considerou que são «as respostas a necessidades que se fazem sentir há demasiado tempo». O autarca de Pinhel disse ainda que as acessibilidades são um factor de desenvolvimento e que sem boas estradas os concelhos estão «votados ao esquecimento, foi o caso de Pinhel durante estas últimas décadas», sentenciou, destacando a importância da ligação da “cidade-falcão” à Guarda. Por sua vez, Jorge Costa referiu que o concurso público para esta obra está agora em condições de ser lançado. «O parecer do Ministério do Ambiente deve chegar dia 10 [ontem] e há verbas em PIDDAC para que esta estrada seja um todo contínuo até Miranda do Douro», acrescentou. O secretário de Estado participou depois numa cerimónia idêntica na Câmara de Almeida para projectos de ligação à EN16 de várias freguesias, num investimento total de 5,8 milhões de euros. No sábado, em Manteigas, o governante apadrinhou o lançamento da construção da variante à vila, uma obra orçada em três milhões de euros.

Comentários dos nossos leitores
Tiago craveiro.t@portugalmail.pt
Comentário:
Lançamento da variante à vila e os senhores governantes deste município estão a esquecer-se da miséria de estrada que liga Manteigas-Nave de St. António.
 

Sobre o autor

Leave a Reply