Velocidade, adrenalina e emoção regressam a Figueira de Castelo Rodrigo, para a 13ª edição do slalom, que se realiza a 2 e 3 de julho. Desta vez, o piloto António Matias vai protagonizar um dos espetáculos ao volante de um Mitsubishi de competição.
À semelhança das edições anteriores, jornalistas e espetadores – estes, através de sorteio – terão oportunidade de viajar ao lado de um dos mais conhecidos pilotos de autocross do distrito e sentir a emoção do desporto automóvel. António Matias venceu em 2009 a Taça de Portugal da modalidade. Organizado pelo Clube Escape Livre, em colaboração com a autarquia de Figueira de Castelo Rodrigo e com o apoio da Soviauto e do Slalom Clube de Portugal, a competição conta com uma prova diurna e outra noturna. Esta última realiza-se no sábado, pelas 19 horas, no Estádio Municipal. No mesmo dia, há ainda um desfile e exposição de viaturas a partir das 17h30 no Largo Serpa Pinto. Já no domingo, a emoção volta ao centro da vila para uma manga na Avenida Sá Carneiro.
Na apresentação do evento, António Edmundo, presidente figueirense, declarou que continuam a existir as duas provas «para que as pessoas fiquem mais tempo no território». Aliar o desporto automóvel ao turismo continua a ser um dos objetivos da organização: «Uma das particularidades desta prova é que os participantes têm a oportunidade de desfrutar da gastronomia, história e paisagens extraordinárias da vila», disse Luís Celínio, presidente do Escape Livre. Figueira de Castelo Rodrigo acolhe a quinta prova do Campeonato de Portugal de Slalom, que, como já é habitual, vai atrair alguns dos principais pilotos da modalidade. António Edmundo acredita que o número desta edição é um bom sinal. «O 13 para nós significa que será a prova da sorte», sublinhou.