Arquivo

10 anos a acrescentar qualidade ao ensino da medicina em Portugal

Opinião – João Casteleiro, Docente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI e presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar da Cova da Beira

Agente de desenvolvimento económico, social e cultural da Beira Interior, a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior é, hoje, passados 10 anos sob a sua criação, uma instituição de reconhecido prestígio e qualidade, que acrescenta uma maior equidade territorial ao ensino superior em Portugal.

Face às necessidades do país e desafio do Governo à apresentação de candidaturas consistentes foi fruto do envolvimento, empenhamento e insistência de entidades locais e regionais, e marcou de forma irreversível o começo de uma nova era, uma espiral de conhecimento, progresso e inovação, ao serviço de todos e para todos.

Num espírito gregário e altruísta, estreitou laços e chamou à responsabilidade pedagógica, os elos da saúde na região, também eles empenhados em formar profissionais qualificados e dedicados à arte e engenho da medicina.

Feliz realização que a todos honra, e que soube apresentar ao país um projeto sem precedente, em que todos os intervenientes, Universidade, Hospitais e Centros de Saúde, souberam concertar sinergias e alcançar resultados categóricos.

Na tutela do projeto, o Centro Hospitalar Cova da Beira, vizinho e parceiro privilegiado, por proximidade física e afetiva, não pode deixar de partilhar publicamente o imenso orgulho que sente em fazer parte desta jornada, iniciada pela mão da Universidade da Beira Interior e que remonta ao tempo dos sonhos e das aspirações.

Parceiro de corpo e alma, o CHCB – Covilhã/Fundão, assevera assim à FCS, a estabilização de uma massa crítica permanente, promove ensino, investigação e formação em contexto prático, a alunos do 1º ao 6º ano do curso de Medicina, que anualmente aqui realizam os seus estágios, não se tratasse esta de uma licenciatura baseada num ensino inovador, que privilegia a integração de conteúdos e a inserção dos alunos em ambiente de trabalho. Proximidade, só por si rejuvenescedora, que nos tem permitido crescer e melhorar, mercê da juventude entusiástica dos alunos e das exigentes responsabilidades pedagógicas que diariamente são confiadas nas nossas mãos. Afinal, o sonho de muitos médicos, de muitos professores, de maior número de alunos e de toda uma população realizou-se e aí está, uma Faculdade de Ciências da Saúde, realmente no Interior, estruturando equilíbrios e aproximando em oportunidades, a Serra e o Mar.

A todos os intervenientes nesta missão, que nos tem efetivamente unido; UBI/FCS/Centro Hospitalar Cova da Beira/Hospital Amato Lusitano e Hospital Sousa Martins,

Os meus sinceros parabéns!

10 anos a acrescentar qualidade ao ensino da
        medicina em Portugal

Sobre o autor

Leave a Reply