A Câmara da Mêda está a elaborar a sua Estratégia Local de Habitação na sequência de uma candidatura ao programa “1.º Direito”, que foi aprovada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).
O documento destina-se a definir «a estratégia de intervenção municipal em matéria de política de habitação à escala local, tendo por base um diagnóstico das carências existentes relativamente ao acesso à habitação e a identificação de potenciais soluções, adequadas às necessidades dos atuais e dos potenciais residentes do concelho». Segundo a autarquia, no âmbito da iniciativa, estão no terreno «diversas entidades com elevada proximidade à comunidade», como Juntas de Freguesia, GNR e Instituições Particulares de Solidariedade Social, para que seja efetuado o levantamento de carências habitacionais e dificuldades no acesso à habitação.
O município tem ainda disponível online, no site da autarquia, um questionário a toda a população «com o objetivo de recolher informação sobre as principais dificuldades e necessidades no acesso à habitação daqueles que residem ou pretendem residir no concelho da Mêda».