Depois de ter sido detetado um caso positivo num aluno, no passado dia 2, na Escola do 1º Ciclo da Estação, na Guarda, os demais alunos, docentes e funcionários que estiveram em contacto com o jovem de 9 anos encontram-se em isolamento profilático.
O diretor do Agrupamento de Escolas da Sé, David Gonçalves, garante que tudo vai decorrer de acordo com o que é exigido nestas situações pelas autoridades de saúde: «Aqueles alunos que tiveram em contacto com a criança que testou positivo estão em isolamento profilático até dia 14, mas neste período irão fazer testes» e a situação será reavaliada. Em declarações a O INTERIOR, Mário Salvador, médico de saúde pública da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, adiantou que o jovem começou por ter sintomas no dia 31 de maio. Apesar de não existirem casos suspeitos, o clínico garante que todos os contactos de risco mais próximos já foram testados. «Os testes foram divididos por dois dias (segunda e terça-feira) e dos testes realizados esta segunda-feira não foi detetado nenhum caso de Covid-19», revelou o médico.
David Gonçalves assumiu ainda que a escola se encontra em funcionamento com 15 alunos em regime presencial porque «não contactaram com o caso positivo no ATL» e que os restantes estão a ter aulas online, «tal como tiveram em tempo de pandemia», declarou.