Covid-19

Fornos de Algodres é um dos 23 concelhos do país em alerta por causa da Covid-19

Escrito por Luís Martins

O Governo anunciou esta quinta-feira o novo mapa de risco, de acordo com a situação epidemiológica atual, e Cabeceiras de Basto é o único concelho a recuar no desconfinamento.

A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, acaba de revelar que quatro municípios (Aljezur, Portimão, Valongo e Miranda do Douro) avançam para o nível de confinamento em vigor da maioria do país e outros quatro (Carregal do Sal, as freguesias de São Teotónio e Longueira/Almograve (Odemira), Paredes e Resende) mantêm as restrições a que estavam sujeitos.

Há ainda 23 concelhos em alerta, entre eles Fornos de Algodres. Os restantes são Alpiarça, Alvaiázere, Arganil, Beja, Castelo de Paiva, Coruche, Fafe, Figueiró dos Vinhos, Golegã, Lagos, Lamego, Melgaço, Oliveira do Hospital, Paços de Ferreira, Penafiel, Peniche, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Santa Comba Dão, Tábua, Vale de Cambra e Vidigueira.

No final do Conselho de Ministros desta quinta-feira, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Viera da Silva, apresentou os níveis de incidência e do R(t) e falou em sinais de «uma pandemia controlada».

«O que podemos verificar é que em dois meses os números de incidência reduziram-se para metade, passando de 118.49 para 59 por 100 mil habitantes a 14 dias. É um sinal de uma pandemia controlada, pese embora a existência de surtos em alguns locais», disse a governante, afirmando serem situações que «é preciso controlar».

Quanto ao R(t), o país está na zona verde da matriz de risco, «confortavelmente abaixo de 1», apesar das oscilações do último mês, indicou Mariana Vieira da Silva.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply